Notícias

Modelo de Vitória inspira políticas para juventudes em Vargem Alta

Publicada em 04/08/2017, às 17h50 | Atualizada em 04/08/2017, às 17h52

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Raiana Rangel


Josué de Oliveira
Nara Borgo
A vereadora Leila David foi recebida pela secretária Nara Borgo e a coordenadora de Políticas de Direito das Juventudes, Aline Passos

Os serviços voltados para as juventudes, desenvolvidos pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) de Vitória, estão servindo de inspiração para projetos previstos para o município de Vargem Alta, no Sul do Espírito Santo.

Nesta sexta-feira (04), a vereadora do município Leila David, esteve Semcid para conhecer os equipamentos disponíveis os jovens da Capital. São eles: Centro de Referência da Juventude (CRJ), Casa da Juventude e Núcleo Afro Odomodê, além de uma coordenação específica para tratar desse público.

A parlamentar explicou que está buscando experiências que já deram certo para que os jovens de Vargem Alta também possam ter uma política e projetos que possam contribuir para suas formações.

“Já tínhamos ouvido falar do trabalho realizado aqui em Vitória e hoje tivemos a oportunidade de conversar, conhecer mais um pouco e levar coisas boas para nosso município”, disse.

Saiba mais:

Centro de Referência da Juventude
Com atuação no município de Vitória desde o ano de 2006, o Centro de Referência da Juventude é um espaço de referência com uma significativa importância na construção e efetivação da política pública de juventude do município. Nesse espaço é realizado o acolhimento e o encaminhamento das demandas apresentadas pelos jovens, promovendo a acessibilidade digital e estimulando o desenvolvimento dos talentos e fortalecimento da cidadania e defesa de direitos das juventudes.

Núcleo Afro Odomodê
Desde 2005 no município de Vitória, o Núcleo Afro Odomodê trabalha na perspectiva de ser um espaço de promoção social que tem como princípio o resgate e fortalecimento dos jovens negros em situação de vulnerabilidade. É também um espaço de formação, convivência e participação que busca estimular, sensibilizar e mobilizar os jovens para o combate às desigualdades raciais e sociais, e para a luta contra os preconceitos, violências e exclusões.

Casa da Juventude
A Casa da Juventude inaugurada em 2013 e localizada na Região da Grande São Pedro baseia a sua metodologia na participação e construção por meio da identificação das demandas locais. Tem por objetivo incentivar o empoderamento juvenil, autonomia e valorização das qualidades e potencialidades do território ao qual o jovem vive. Essas perspectivas possibilitam que os jovens conheçam e desenvolvam habilidades pessoais e busquem novas oportunidades.

Coordenação de Políticas e Direitos das Juventudes
A Coordenação tem entre suas atribuições articular institucionalmente as políticas de juventudes, garantindo a transversalidade da temática e o desenvolvimento de ações e projetos específicos nas diversas Secretarias, bem como apoiar as iniciativas de coletivos e movimentos juvenis, subsidiar o Conselho Municipal de Juventude e articular os equipamentos de juventude do município.


Voltar ao topo da página