Notícias

Mobilização na praça dos Namorados vai alertar moradores sobre a dengue

Publicada em 28/05/2015, às 11h29

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Mutirão contra dengue no bairro Santo André
Agentes de combate às endemias têm dificuldade de entrar em algumas residências para realizar as vistorias

Você sabia que os bairros com maior concentração de infestação do mosquito da dengue estão localizados entre as regiões da Praia do Canto e Enseada do Suá? De acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa), isso acontece devido à presença de larvas do mosquito nos ralos de varandas, lavanderias e banheiros dos apartamentos dos prédios.

Segundo o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), geralmente os agentes de combate às endemias - conhecidos como agentes da dengue -, têm dificuldade de entrar nos apartamentos para fazer as vistorias e o tratamento com larvicida nos focos.

"Acontece que o morador não está no momento da visita ou mesmo não permite a entrada do agente", revela a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Arlete Frank Dutra.

A Semus preparou os mapas que apontam os principais criadouros e as regiões com maior infestação da dengue.

Mobilização

Para chamar a atenção para essa situação e orientar o morador a eliminar esses e outros criadouros do mosquito, o CVSA fará uma grande mobilização na praça dos Namorados, neste sábado (30), das 9 às 13 horas.

André Luiz Silva Sobral
Campanha Vitória Contra a Dengue
Mobilização vai alertar os moradores sobre as formas de prevenir o mosquito transmissor da dengue

Com apitos, bandeiras e faixas, as equipes e unidades de saúde vão alertar os moradores a não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente, como vasos de plantas, depósitos, ralos e até no lixo. Haverá, também, distribuição de informativos e do check list da dengue para que o próprio munícipe faça a vistoria na sua residência.

Além dos bairros da região da Praia do Canto e Enseada do Suá, merecem atenção os bairros do entorno da Vila Rubim e Parque Moscoso e da região de São Cristóvão e Santa Martha.

"No último LIRAa, dos 81 bairros levantados, 23 apresentaram alto risco para a doença, com focos de mosquitos em calhas, ralos e sanitários em desuso", destaca Arlete Dutra.

Casos

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Semus, de janeiro até este mês de maio, foram notificados 1.267 casos de dengue em Vitória. "Esse número é preocupante, visto que no ano todo de 2014 notificamos 2.606 casos da doença", lembra a gerente.

O mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências. Os moradores devem desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas, que podem virar criadouros certos para a dengue.


Voltar ao topo da página