Notícias

Meninos de 12 a 13 anos já podem se vacinar contra o HPV nas unidades de saúde

Publicada em 03/01/2017, às 14h48 | Atualizada em 03/01/2017, às 14h50

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Vacina HPV
Vacina contra o HPV: meninos também poderão ser vacinados pelo SUS

Meninos de 12 e 13 anos já podem buscar as unidades de saúde de Vitória e se proteger contra o vírus HPV. A novidade faz parte do calendário nacional de vacinação 2017. Outra ação nova é a inclusão da vacina meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, de 12 e 13 anos. O município deverá receber da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o reforço de doses nesta semana. 

É importante levar o Cartão de Vacinação para mantê-lo atualizado. O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de seis meses.

Até dezembro de 2016, a imunização contra o HPV só estava disponível para meninas de 9 a 14 anos, mas o Ministério da Saúde ampliou neste ano o público a ser vacinado.

A inclusão dos meninos de 12 e 13 anos no esquema de vacinação é importante porque contribui para a redução da circulação do vírus na população e, assim, protege as mulheres do câncer de colo do útero e vulva, ao mesmo tempo que beneficia os adolescentes contra o contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

Gradualmente, até 2020, a faixa etária contemplada com a vacina será ampliada para atingir meninos entre 9 e 13 anos de idade. Da mesma forma, a vacina meningócica será ampliada para a faixa de 9 a 13 anos.


Voltar ao topo da página