Notícias

Membros do BID visitam Vitória para projetos e investimentos na capital

Publicada em 12/07/2019, às 19h00

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
BID_CAPACITAÇÃO A SERVIDORES DA PMV SOBRE O PROGRAMA REQUALIFICAÇÃO URBANA
Servidores municipais participaram de seminário do BID para a execução do Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã
Elizabeth Nader
BID_CAPACITAÇÃO A SERVIDORES DA PMV SOBRE O PROGRAMA REQUALIFICAÇÃO URBANA
Apresentação teve como proposta subsidiar as equipes da PMV para a obtenção de resultados dentro do orçamento e do cronograma do BID

Nestas quinta (11) e sexta (12), servidores da Prefeitura de Vitória participaram de um seminário apresentado por uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como fase de preparação para a execução do "Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã" na capital.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, os servidores foram capacitados para a fase de execução do programa, aprimorando o monitoramento a partir das ferramentas metodológicas de gerenciamento de projetos com foco em resultados (PM4R - Project Management for Results). Essa etapa é uma exigência do BID.

O PM4R é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), para estabelecer as capacidades de gerenciamento de projetos na América Latina e no Caribe, e, assim, contribuir para a obtenção de resultados dentro do orçamento e cronograma.

"Esse é um projeto para a cidade e que vai avançar para próximas gestões. O nosso principal objetivo é trabalhar para mudar a realidade social dos moradores da cidade e melhorar a qualidade de vida das próximas gerações. Estamos em fase final de assinatura de contrato e, para nós, é um momento muito importante", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.

Avaliação

Daniela Rocha do Nascimento, Haroldo Vieira, Leonardo Rosa e Michael Donovan integraram a equipe do BID que esteve na capital para a capacitação dos servidores. "É uma grande oportunidade estar em Vitória para apresentar a metodologia PM4R", disse Daniela.

Programa

Os recursos provenientes do BID serão investidos no Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, que tem como principal objetivo contribuir para a redução da desigualdade urbana e socioeconômica, da vulnerabilidade e da degradação ambiental em Vitória, melhorando a qualidade de vida no município.

Serão realizadas obras de requalificação urbana na Orla Noroeste, desde São Pedro até Resistência, com a implantação de passeios contínuos com ciclovia, píeres, atracadouros de barcos, deques, praças, paisagismo e arborização urbana.

Ainda serão investidos recursos em meio ambiente para recuperação de áreas degradadas e de nascentes, contenção de encostas, estudos para Planos de Manejos de Unidades de Conservação, dentre outros, além de projetos de modernização da administração municipal, como a implantação do Centro de Cooperação da Cidade, que permitirá maior integração e dinamicidade na gestão da cidade.

Contrato

Com a assinatura do contrato, agora é possível aplicar os recursos a partir do cumprimento pelo município das condições especiais prévias ao primeiro desembolso, conforme previsto no financiamento. Atualmente, a administração municipal aguarda a liberação do contrato de garantia pela Secretaria Especial da Fazenda do Ministério da Economia para a assinatura do empréstimo.


Voltar ao topo da página