Notícias

Meio ambiente: gestores de unidades de conservação fazem novo treinamento

Publicada em 19/04/2017, às 16h17

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Curso de formação para agentes de unidades de conservação
Participantes do curso realizaram uma trilha interpretativa no Parque da Fonte Grande
Divulgação Semmam
Curso de formação para agentes de unidades de conservação
Alunos receberam orientações sobre prevenção a incêndios e também sobre fiscalização

Gestores de unidades de conservação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) fizeram o terceiro módulo do curso de formação para atuação nessa área, no Parque da Fonte Grande, com uma aula teórica e de campo.

Os participantes realizaram trilha interpretativa, sob a orientação dos educadores ambientais Wilson Souza e Idelvon Poubel. Eles também foram instruídos sobre prevenção a incêndios em unidades de conservação, por Ulisses Luber, do Instituto de Pesquisa da Mata Altântica (IPEMA). Por fim, foi abordada a questão da fiscalização nessas áreas, com o agente de proteção ambiental Marco Antonio Coelho, da Semmam.

Os alunos já passaram por dois módulos: um no dia 4, no Parque Von Schilgen, na abertura do evento, que contou com a participação do promotor da área de meio ambiente do Ministério Público Estadual Marcelo Lemos e do secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Vitória, Luiz Emanuel Zouain; e o segundo no dia 10 de abril, também no Von Schilgen.

Interação

"É importante que os nossos técnicos interajam entre si, e este treinamento vai colaborar para que ações futuras sejam realizadas mais rapidamante e cada vez com maior êxito", disse o secretário Luiz Emanuel Zouain. 

O gerente de Controle e Monitoramento de Ecossistema, Marco Bravo, disse que o objetivo do treinamento é capacitar os administradores das unidades de conservação para a utilização de conceitos e ferramentas essenciais para melhor planejar e operacionalizar as ações nesses locais.

O próximo e último módulo será no dia 2 de maio, com o tema "Gestão de Unidades de Conservação", no Centro de Visitação Tamar-Vitória, no Parque do Papagaio.

Serão tratados temas como "Meio ambiente: Ações e Parcerias", por Cypreste Guimarães; "Planejamento da UC", com os técnicos da Semmam Iara Gardênia, Marco Bravo e Gisele Cypreste Guimarães; "Desenvolvimento de Produto", com Paulo Pinheiro, que, também, falará sobre "Modelo de Autossustentação e Perfil dos Visitantes de áreas de conservação".


Voltar ao topo da página