Notícias

Mandato do Conselho de Alimentação Escolar se encerra no próximo domingo

Publicada em 24/02/2017, às 18h46

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


Divulgação Seme
Conselho de Alimentação Escolar
Mandato da atual gestão vai se encerrar no próximo domingo

Visitas a 100% das unidades de ensino, visitas de fiscalização aos fornecedores de gêneros alimentícios e formações para os conselheiros. Essas foram algumas das ações que o Conselho de Alimentação Escolar de Vitória (CAE) fez na gestão dos últimos quatro anos.

O CAE funciona como órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar implementado no município de Vitória.

O CAE é formado por 14 representantes, sendo sete titulares e sete suplentes: um representante do Poder Executivo; dois da sociedade civil, escolhidos pelo Conselho Popular de Vitória; dois professores, eleitos em assembleia do órgão de classe; e dois pais de alunos, definidos em assembleia do Conselho de Escola. O mandato é de quatro anos. A composição do conselho é determinada pelo decreto municipal 14.734/2010.

O mandato do atual conselho se encerra neste domingo (26). "Eu fiquei muito surpreso no início porque, apesar de estarmos na crise, conseguimos muita coisa e não tivemos nenhuma dificuldade com a atual administração. Nós conseguimos conversar com a administração e, com isso, conseguimos computadores e funcionários. Com essa melhoria, visitamos todas as empresas que nos fornecem alimentos, além de fiscalizar todas as unidades de ensino. Minha avaliação é muito positiva", disse Evanilton Cândido Martins, representante da sociedade civil do CAE.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, elogiou o trabalho de acompanhamento da política de alimentação escolar no quadriênio. "O trabalho realizado pelo CAE Vitória é reconhecido como o maior exemplo de participação e protagonismo da sociedade no importante papel de fiscalizar e zelar pelos direitos conquistados. Ao longo desta gestão, foram exímios agentes de controle social e agiram com seriedade, cobrando dos gestores da Seme central e dos gestores escolares um serviço que elevou ainda mais a qualidade da alimentação", contou.

Os conselheiros atuais são: Evanilton Cândido Martins e Lucilene Miranda representam a sociedade civil, Lena Rúbia Bozi e Paulo Loureiro representam o magistério público, Marília Ambrósio representa o poder executivo, e Roberto Carlos Falcão representa os pais de alunos do Sistema Municipal de Ensino. O suplentes são Rita Silva (magistério), Keila Macedo (poder executivo) e os assistentes administrativos Isadora Lyrio e Hugo Amaral.


Voltar ao topo da página