Notícias

Mais uma empresa pede credenciamento para sistema de transporte náutico

Publicada em 02/03/2018, às 17h16 | Atualizada em 02/03/2018, às 17h21

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Balsas
Uma das balsas da empresa tem capacidade para transportar até 165 passageiros
Imagem divulgação
Balsas
Empresa pretende operar o sistema com três embarcações

Mais uma empresa com experiência no setor de transporte hidroviário pediu credenciamento para operar a atividade com balsas entre a capital e a cidade de Vila Velha. A VJB Navegação apresentou à administração municipal as condições para a sua atuação na tarde desta última quinta-feira (1º).

Ela pretende operar o sistema com três embarcações para transporte de passageiros: a lancha Ilsinha, com capacidade para transportar até 165 pessoas; a Beija-Flor, com capacidade de até 24 passageiros; e a Bem-Te-Vi, com capacidade para até 11 passageiros.

A proposta da empresa contempla três rotas: 

  • rota 1: Praça do Papa (Vitória) – Prainha (Vila Velha)
  • rota 2: Prainha – Praça do Papa – Terminal Aquaviário Dom Bosco – Museu da Vale – Cais do Hidroavião – Ilha das Caieiras
  • rota 3: Rota Turismo – Científico - Pedagógico. Este último será desenvolvido com o intuito de fomentar o turismo científico e pedagógico através de visitas técnicas monitoradas nas ilhas costeiras na região de Vila Velha e Vitória e observação de baleias Jubarte em seu período reprodutivo na costa oceânica da Grande Vitória.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, destacou a importância de mais empresas se credenciarem. "Dessa forma, atenderemos ainda melhor a população que desejar optar por esse tipo de transporte", disse.

Ecobalsas

A primeira empresa a se credenciar foi a Ecobalsas ES. Veja a matéria. Ela já apresentou as ecobalsas - duas no total -, que são embarcações do tipo trimarã, de três cascos e 14 metros de comprimento. Cada uma comporta até 100 passageiros e dispõe de assentos confortáveis, havendo um espaço reservado para transportar até 40 bicicletas com total segurança. A empresa ainda pretende operar o sistema com outras oito balsas com capacidade de 40 a 80 lugares e dez ecotáxis de oito lugares cada.

A Ecobalsas também já anunciou o valor da tarifa a ser cobrada. Segundo a empresa, os passageiros teriam duas opções para o pagamento do transporte: uma tarifa mensal de R$ 30 ou uma tarifa diária de R$ 5. Os usuários ainda têm à disposição o aplicativo da Ecobalsas para utilizar as passagens.

Investimentos

Caberá às empresas credenciadas os investimentos necessários para a implantação do serviço entre os dois municípios, como compra de embarcações, flutuantes e outros equipamentos. 

Locais

Os municípios ficarão responsáveis pela adequação ou construção dos píeres nas áreas públicas estabelecidas para embarque e desembarque de passageiros.

Os terminais de embarque e desembarque estão em processo de registro na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Na capital, a praça do Papa e a Enseada do Suá são as áreas públicas consideradas de interesse turístico e científico e que poderão ser utilizadas.

Protocolo

Um protocolo de intenções para a implantação do serviço foi assinado, em dezembro de 2017, pelos prefeitos das duas cidades, em solenidade no município canela-verde. Com a parceria, as prefeituras de Vitória e de Vila Velha publicaram decretos regulamentando o uso de áreas públicas de interesse turístico e científico para embarque e desembarque de pessoas por meio de transportes náuticos.


Voltar ao topo da página