Notícias

Mais duas unidades de saúde iniciam o agendamento online de consultas

Publicada em 16/08/2017, às 12h37

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do Sistema de Agendamento Online e do Confirma Vitória
Sistema de agendamento online de consultas já é adotado em seis unidades de saúde de Vitória

As unidades de saúde de Jabour e Ilha de Santa Maria também vão ofertar o agendamento online de consultas, beneficiando quase 25 mil moradores de Vitória que poderão ser atendidos de forma mais rápida, mais fácil e sem fila. As vagas serão abertas nesta sexta-feira (18), às 7 horas.

A unidade de Jabour atende os bairros Antônio Honório, Segurança do Lar, Solon Borges, Maria Ortiz e Jabour e possui uma população cadastrada de 14.547 usuários. Por mês, será liberada uma média de 1 mil vagas de consultas médicas.

Já a unidade de Ilha de Santa Maria atende Ilha de Monte Belo, Ilha da Fumaça, Fradinhos, Jucutuquara, Jesus de Nazareth, além de Ilha de Santa Maria. Ela possui 9.956 moradores cadastrados e ofertará, por mês, cerca de 800 vagas de consultas.

As comunidades estão convidadas a participar das solenidades de lançamento da ferramenta, nesta quinta (17). Em Jabour, haverá apresentação do grupo de capoeira do Cajun de Solon Borges e da professora de Música Olevinda Lourenço de Oliveira, a professora Lili, no teclado, a partir das 10 horas. 

A equipe aproveitará a oportunidade para fazer um alerta sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya, com a exposição de maquete da equipe de Educação Ambiental em Saúde mostrando os cuidados para a prevenção. Na Ilha de Santa Maria, a solenidade será às 11 horas. 

Seis unidades contam com agendamento online

Arquivo Secom
US Jardim Camburi
Das 4.507 vagas ofertadas entre 1º de julho e dia 30 de agosto em Jardim Camburi, 3.689 foram agendadas pela internet

Agora, serão seis unidades utilizando a ferramenta, que já é adotada em Jardim Camburi, do Quadro, Bairro República e Maria Ortiz.

"O agendamento online de consultas veio para eliminar as filas e tornar o acesso ao serviço mais fácil e mais rápido. Em Jardim Camburi, por exemplo, que foi a primeira unidade a ter o sistema, a maioria dos usuários da unidade está utilizando a ferramenta para marcar consultas, inclusive, os idosos. Nos bairros do Quadro e República, esse percentual vem crescendo também. Gradativamente, o sistema será levado para as outras unidades de saúde", explicou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Para se ter uma ideia, das 4.507 vagas ofertadas entre 1º de julho e dia 30 de agosto em Jardim Camburi, 3.689 foram agendadas pela internet.

Como agendar

Para agendar a consulta, o morador deve acessar o sistema de agendamento online por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O sistema funciona diariamente, a partir das 7 horas, ofertando novas vagas.

Quem tiver dificuldade em usar a ferramenta pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima. Os serviços continuarão sendo agendados nos locais

Confirma Vitória

Outra prioridade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é reduzir o número de faltas às consultas agendadas e otimizar a oferta de vagas. Por isso, todas as unidades de saúde de Vitória contam com o novo canal para confirmação de consultas, o Confirma Vitória.

O paciente recebe um torpedo oito dias antes da consulta agendada solicitando a confirmação ou o cancelamento. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).


Voltar ao topo da página