Notícias

Mais de 63 mil pessoas atendidas na US Bairro do Quadro em menos de um ano

Publicada em 17/05/2017, às 12h40 | Atualizada em 19/05/2017, às 13h21

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Área de Internet Livre e fachada da Unidade de Saúde Bairro do Quadro
Unidade de Saúde do Bairro do Quadro unificou os serviços das unidades de Avelina e Santa Tereza e atende mais de 570 pessoas por dia
André Sobral
US Bairro do Quadro
US conta com consultório com cadeiras odontológicas

A Unidade de Saúde (US) Bairro do Quadro, inaugurada no mês de junho de 2016, atende cerca de 577 pessoas por dia. A estrutura unificou os serviços das unidades de Avelina e Santa Tereza, que atendiam a uma população estimada em 8 mil pessoas (segundo dados do IBGE e da Rede Bem Estar).

A nova unidade trouxe mais conforto para os moradores e servidores, atendendo em média, 63.961 pessoas desde sua inauguração.

Com área construída de aproximadamente 950 metros quadrados, a US, instalada na rua Lucidato Vieira Falcão, atende moradores dos bairros do Quadro, Vila Rubim, Santa Tereza, Cabral e parte de Caratoíra. No local, é possível realizar consultas, exames laboratoriais, vacinação e curativos, além da dispensação de medicamentos necessários ao tratamento, dentre outros serviços.

"A unidade de saúde do bairro Quadro funciona no modelo de atenção à saúde, com estratégias de agentes comunitários de saúde, consultas médicas com clínicos, ginecologistas e pediatras, odontologia e também consultas de enfermagem. Além disso, oferece assistência psicológica e social e visitas domiciliares", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Consultórios

O local possui seis consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, salas de vacina e curativo, consultório com três cadeiras odontológicas, auditório para palestras, reuniões de grupos dos programas de controle de hipertensão e diabetes, tabagismo, planejamento familiar, saúde escolar, saúde mental, de orientações a gestantes, entre outras atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde.

Além disso, possui laboratório para coleta de exames, farmácia para dispensação de medicamentos da atenção básica, sala de marcação de consultas de especialidades e atendimento com psicóloga e assistente social. Os servidores também ganharam refeitório e salas de apoio administrativo e para desenvolvimento dos trabalhos dos agentes comunitários de saúde.

Equipes

A equipe é composta por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, clínicos gerais, ginecologistas, assistente social, psicólogo, farmacêutico, dentistas e pediatras.

Avaliação via torpedo

A Unidade de Saúde (US) Bairro do Quadro teve a média 8,96 no Relatório de Avaliação do Atendimento dos Usuários por Mensagem de Texto (torpedo), no quadrimestre de 2017, o que demonstra compromisso e qualidade nos atendimentos oferecidos à população.

Para a diretora da US, Roze Meria Azevedo da Silva, o resultado é fruto de boa escuta e respeito aos usuários. "A unidade tem trabalhado na organização das agendas para evitar filas, trabalhando com os agentes comunitários de saúde para priorizar as visitas aos usuários de maior necessidade. Além disso, temos priorizado o atendimento às crianças menores de 2 anos (puericultura), e tivemos um aumento na quantidade de vagas para o primeiro atendimento odontológico", afirma.


Voltar ao topo da página