Notícias

Mais de 50 bairros recebem serviços de paisagismo e podas de árvore

Publicada em 17/08/2018, às 14h15

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semmam
paisagismo árvore
Em Jardim da Penha, equipes fazem o plantio de árvores
Divulgação Semmam
paisagismo árvore
Equipes da Semmam realizam a pode de árvores em Jardim Camburi

De segunda até esta sexta-feira (17), a  Gerência de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Vitória realizou serviços de paisagismo, jardinagem, poda e plantio de gramas em 52 bairros da Capital. 

Além destes atendimentos, 17 pontos entre canteiros e praças do Centro também foram beneficiados pela ação. Já a trilha da Pedra dos Olhos, no Parque Estadual da Fonte Grande, recebeu serviços de limpeza e capina.

Os serviços de podas de árvores foram feitos por quatro equipes nos bairros Joana D'Arc, Santa Helena, Maruípe, De Lourdes, Jucutuquara, Ilha de Santa Maria, Consolação, Boa Vista, Maria Ortiz, Antônio Honório, Bento Ferreira, Ilha do Frade, Santa Helena, Santa Lúcia, Enseada do Suá, Barro Vermelho, Praia do Suá, Praia do Canto, Santa Helena, Gurigica, Fradinhos, Horto, Nazareth, Santo Antônio, Universitário, Mário Cypreste, Centro, Parque Moscoso, Mata da Praia, Pontal de Camburi, Jardim Camburi e Bairro República.

Já os de paisagismo, plantio de novas gramas, jardinagem e podas de gramas aconteceram nos bairros Centro, Jabour, São Pedro, São José, Condusa, Santos Reis, Redenção, Nova Palestina, Conquista, Forte São João, Praia do Canto, Jardim da Penha, Ilha de Santa Maria, Praia do Canto, Santa Helena, Praia do Suá, Enseada do Suá, Jardim da Penha, Aeroporto, Maruípe, Andorinhas e a trilha da Fonte Grande que dá acesso a Pedra dos Olhos.

Programação

Toda a programação de trabalho de uma semana é fechada, no máximo, na tarde da sexta-feira anterior. As ações são previamente discutidas entre a gerência e as equipes de trabalho, com a supervisão do secretário Luiz Emanuel Zouain.

Chamados que chegam por meio do Fala Vitória 156, aplicativo e site, também são inseridos na programação de atendimento.

Durante o decorrer dos trabalhos, o próprio secretário e equipes de apoio recebem relatórios fotográficos dos serviços que estão sendo executados e em que locais as equipes estão atuando. Todo o trabalho é minuciosamente registrado para acompanhamento dos técnicos no futuro.

“Estamos plantando novas árvores, recuperando espécies danificadas, melhorando canteiros e praças. Tudo para deixar a cidade mais bonita e com um colorido diferente. Nas épocas das floradas o munícipe vai ver como a cidade está ficando bonita”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Luiz Emanuel explica que a Gerência de Áreas Verdes faz uma programação em que toda semana as equipes atuem em bairros diferentes. “Se for necessário prorrogar a permanência das equipes para a concluir o serviço já iniciado, elas ficarão o tempo necessário para que isso aconteça", destaca.

Emergência

Situações de emergência que envolgam acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e assim que o local é liberado pelo Corpo de Bombeiros ou a autoridade policial, em casos de acidentes.

Todo cidadão que achar que uma árvore precisa ser podada pode fazer o registro pelo telefone no Fala Vitória 156 ou pelo Portal da PMV. Depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação para agendar o serviço.

A Secretaria de Meio Ambiente destaca que moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos e o descumprimento pode ocasionar sanções para o infrator, no caso, multas.

A programação e o roteiro de trabalho dos serviços de poda de árvores obedecem à época das espécies, já que algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.


Voltar ao topo da página