Notícias

Mais de 41 mil pessoas participaram da eleição de diretores de escolas

Publicada em 19/10/2017, às 20h57 | Atualizada em 19/10/2017, às 20h57

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


Diego Alves
Eleição de diretores
Prefeito e secretária Adriana Sperandio acompanharam o pleito em algumas unidades da rede municipal de ensino
Diego Alves
Eleição de diretores
Prefeito cumprimentou as crianças durante o processo eleitoral na Emef Zilda Andrade

As eleições de diretores da rede municipal de ensino de Vitória para o triênio 2018-2021 aconteceram nesta quarta-feira (18) num clima de muita tranquilidade e organização.

Segundo levantamento parcial feito pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), já foram contabilizados mais de 41 mil votantes, entre alunos a partir do 1° ano do ensino fundamentall (21.718), pais (11.909), magistério (3.340), servidores (2.372) e comunidade (75). Os dados são de 88 unidades de ensino. Outras 12 ainda não entregaram. O prazo se encerra nesta sexta-feira (20).

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, destacou que a expectativa é de que, com os dados que faltam, o número de votantes chegue a 48 ou 49 mil. "É um número bastante expressivo e bem superior aos cerca de 30 mil registrados na eleição anterior, o que revela o interesse da comunidade escolar em participar do pleito".

Estão na disputa pelo cargo 159 candidatos em 100 escolas, incluindo Emefs e Cmeis. O resultado final, após o prazo de recursos, será entregue pela Casa Eleitoral Central no dia 1° de novembro.

Eleição

A votação começou às 7 horas desta quarta nas unidades de ensino e foi até as 19 horas na educação regular e até as 20 horas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de Educação esteve desde bem cedo visitando várias unidades para acompanhar de perto o pleito, juntamente com a subsecretária de Gestão Escolar, Maria do Carmo Starling de Oliveira, e a gerente de Gestão Escolar, Jacqueline Bôscoli Bressan. Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e outros profissionais também acompanharam todo o processo eleitoral.

Durante a tarde, acompanhada do prefeito Luciano Rezende, Adriana Sperandio também visitou a Emef Zilda Andrade, no Bairro da Penha, para acompanhar de perto a votação para diretor(a).

Organização

Adriana elogiou a organização. "A eleição dos diretores é um processo democrático muito importante e foi feita com muita organização e tranquilidade, afinado com o conceito de gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória", assinalou.

A secretária também destacou a importância da participação da comunidade escolar. "A liderança, o bom funcionamento da escola e todas as ações escolares passam por esse profissional. E é a comunidade quem escolhe o diretor pelo voto direto, o que deixa claro que a unidade estará a serviço da população".

Votação

O pleito aconteceu com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que disponibilizou as urnas eletrônicas utilizadas no processo.

Candidatos

Podem se candidatar à gestão escolar professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, desde que tenham formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.

Divulgação/Secretaria de Educação
Alunos de Emef votam na eleição de diretores da rede municipal de ensino
Divulgação/Secretaria de Educação
Votação na eleição de diretores da rede municipal de ensino de Vitória

Voltar ao topo da página