Notícias

Mais de 4 mil cães e gatos já foram castrados em Vitória desde 2013

Publicada em 08/03/2018, às 13h39 | Atualizada em 08/03/2018, às 14h16

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Animais que serão levados para feira de adoção
Moradores podem solicitar a castração de cães a partir de seis meses de idade

Uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é possibilitar o controle de natalidade de cães e gatos, principalmente, em áreas de risco social e com uma maior população de animais, através das castrações.

De 2013 até hoje, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realizou 4.833 esterilizações de cães e gatos a partir de seis meses de idade, obedecendo aos critérios do Ministério da Saúde.

O serviço prioriza as áreas de risco do ponto de vista de saúde pública, onde a castração e a orientação sobre guarda responsável aos proprietários de animais são ferramentas importantes para o controle de zoonoses e agravos relacionados a eles.  

Dados de castração no CVSA
2013 852
2014 534
2015 1.233
2016 1.305
2017 800

Critérios

Para castrar seu cão ou gato, é necessário registrar a solicitação pelo Fala Vitória 156, fornecendo informações completas do solicitante: nome, telefone, espécie, porte e sexo do animal e endereço completo. A equipe do CVSA avalia e entra em contato com os munícipes.

Para solicitar a castração de um animal, a pessoa precisa ser maior de 18 anos e ainda apresentar CPF, RG e comprovante de residência.

"Atualmente, as castrações são realizadas em áreas prioritárias, como Grande São Pedro, Santo Antônio e Maruípe (áreas de risco social e maior população de animais). Após a solicitação do morador, o setor de controle animal entra em contato com o munícipe para agendar uma reunião preparatória, que envolve uma palestra sobre os cuidados pré e pós-operatórios do animal. A partir dessa reunião, a cirurgia de castração do animal é marcada entre 15 e 30 dias depois", explicou a veterinária Renata Bessa.

Normativas

A esterilização de cães e gatos realizada pelo CVSA obedece às normativas do Ministério da Saúde, que estabelece que o procedimento deve ser realizado em situação de risco à saúde pública para prevenção e controle de zoonoses, de forma a promover e proteger a saúde humana.


Voltar ao topo da página