Notícias

Mais de 340 jovens participaram de palestras sobre mercado de trabalho neste mês

Publicada em 30/10/2014, às 12h27

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semttre
Palestras Adolescente Aprendiz
Jovens participaram de palestras na Casa do Cidadão e receberam orientações para ingressar no mercado de trabalho

O mês de outubro foi movimentado para os adolescentes interessados em ingressar no mercado de trabalho. Foram oito palestras com o tema "Orientação para o Mercado de Trabalho", que estimularam a participação de 343 jovens inscritos no programa Adolescente Aprendiz.

A faixa etária deles varia de 14 a 17 anos. As atividades foram realizadas no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé. Na oportunidade, os jovens receberam noções sobre comportamento durante entrevistas de emprego, conheceram detalhes da Lei da Aprendizagem e aprenderam mais sobre relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e imagem pessoal.

Segundo o subsecretário de Apoio ao Trabalhador, Michel Rossi Moscon, a grande presença dos adolescentes em todos os encontros demonstrou a necessidade de informações e a vontade de buscar uma ocupação que complemente os estudos.

A Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT), ligada à Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), busca inserir jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na formalidade com orientação. "Desejamos que os jovens se capacitem e tenham mais possibilidade num mercado cada vez mais competitivo e em busca de talentos", afirmou Michel.

Empreender

O subsecretário destacou ainda que, quanto mais cedo compreenderem a necessidade de empreender e transformar, melhor saberão criar e inovar no momento adequado e quando a melhor oportunidade surgir.

O Programa Adolescente Aprendiz faz parte das ações da Semttre, em parceria com a Gerência de Encaminhamento ao Mercado (GEM) do Sine de Vitória.

Cadastro

O cadastro dos adolescentes é realizado todos os dias, nos Telecentros da capital, das 8 às 17 horas. No ato da inscrição, o adolescente deve apresentar Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e declaração escolar.

Visita

A visita à casa do adolescente é realizada por um profissional de serviço social que verifica a situação social e econômica do candidato. Essa avaliação tem por objetivo estabelecer prioridades para o encaminhamento ao mercado.

Por fim, com base em determinado perfil (sexo, idade e turno escolar ), a empresa solicita à coordenação de programa que envie adolescentes para participar do processo seletivo. O candidato não aprovado tem seu nome de volta ao banco de dados para futuras oportunidades.


Voltar ao topo da página