Notícias

Mais de 3 mil abordagens educativas na Grande Maruípe no combate à dengue

Publicada em 06/03/2018, às 15h07 | Atualizada em 06/03/2018, às 16h02

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Mobilização contra a dengue em Maruípe
Equipes da rede municipal de saúde levaram faixas de alerta contra a dengue para a avenida Maruípe
Divulgação Semus
Mobilização contra a dengue em Maruípe
Objetivo da ação é chamar a atenção das pessoas para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Profissionais da rede municipal de saúde foram às ruas da Grande Maruípe nesta terça-feira (6) e fizeram mais de 3 mil abordagens para conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti. 

A ação contou com a participação das unidades de saúde de Maruípe, Bonfim, da Penha e São Cristóvão, cujas equipes se concentraram na praça de Eucalipto, das US de Andorinhas, Santa Martha e Itararé, na avenida Maruípe, e da US de Consolação, na avenida Marechal Campos.

Cerca de 100 servidores, entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, equipes de Educação em Saúde e diretores foram chamar a atenção da população por meio de faixas, bandeiras e fôlderes orientando as pessoas a fazer o check list semanal

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, pede que as pessoas vistoriem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada. "Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa".

Tratamento e cuidados

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).

Outras ações

A ação de mobilização continua. Nesta sexta (9), a mobilização será na Vila Rubim, onde haverá abordagens, ações lúdicas, faixas, cartazes e painel demonstrativo. No próximo dia 23, as equipes estarão na praça Getúlio Vargas, no Centro, realizando abordagens e ações lúdicas com faixas e cartazes.

No dia 30 de março, a ação intersetorial contará com a participação dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro, em Jardim Camburi. A passeata sairá da escola em direção à feira livre do bairro.

No mês de abril, a ação ficará por conta da US de Jardim da Penha, que fará abordagens na feira livre com panfletagem, bandeiras e cartazes.


Voltar ao topo da página