Notícias

Mais de 2 milhões de exames por ano realizados no Laboratório Central de Vitória

Publicada em 23/02/2018, às 14h57 | Atualizada em 23/02/2018, às 14h58

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Laboratório Central
Laboratório Central de Vitória: estrutura e tecnologia para atendimentos e exames
André Sobral
Laboratório Central
Vitória é o único município capixaba que possui um laboratório central

Com estrutura e capacidade técnica únicas na rede pública do Estado, o Laboratório Central Municipal de Vitória (LCM) atende cada vez mais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. O número de exames realizados no LCM aumentou quase 14% nos últimos três anos, passando de 1,8 milhão em 2014 para 2,07 milhões em 2017.

O número de pessoas atendidas também cresceu de 207.604 para 220.996 no mesmo período. Em média, o Laboratório Central realiza 160 mil exames por mês.

Histórico do número de atendimentos do Laboratório Central Municipal de Vitória

Ano Total de exames/ano Total de pacientes/ano
2014

1.823.583

207.604

2015

1.826.471

208.359

2016

1.925.056 

222.132 

2017

2.074.985

220.996

Para a diretora do local, Regina Terrão, os números mostram que, apesar do LCM atender somente pelo SUS, ele está em igualdade de condições com os grandes laboratórios do País. "No Estado, há outros laboratórios semelhantes ao LCM apenas no setor privado. No setor público, Vitória é o único município capixaba que possui um laboratório central com a capacidade de realizar essa grande quantidade de exames".

Exames

O laboratório realiza 170 tipos de exames laboratoriais, nos setores de Bioquímica/Hormônios, Hematologia, Uroanálise, Parasitologia, Imunologia, Tuberculose, Microbiologia e Citopatológico/Histopatológico. A equipe do LCM é composta por farmacêuticos-bioquímicos, técnicos de laboratórios e auxiliares de laboratório.

André Sobral
Laboratório Central
Laboratório realiza 170 tipos de exames laboratoriais em variados setores
André Sobral
Laboratório Central
Equipe do LCM é composta por farmacêuticos-bioquímicos, técnicos de laboratórios e auxiliares de laboratório

Logística

Para garantir o atendimento a todas as demandas, o LCM utiliza uma logística de transporte de material biológico que garante a coleta em todas as 29 unidades de saúde durante todo o dia, até as 16 horas, e nos pronto-atendimentos, por 24 horas.

Quando ocorrem agravos como dengue, influenza, coqueluche, zika, chikungunya, malária, febre amarela, dentre outros, o Laboratório Central intensifica o suporte à Vigilância Epidemiológica da rede municipal, através de relatórios com dados epidemiológicos fundamentais para a programação das ações de controle.

Ao mesmo tempo, o LCM dá apoio ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) na fase de coleta e armazenamento do material biológico, garantindo a viabilidade e a coleta oportuna das amostras em todos os municípios da Grande Vitória.

Tecnologia

Com tantos atendimentos, o Laboratório Central de Vitória investiu em tecnologia para manter a qualidade e acompanhar a demanda dos serviços de saúde da capital. O estabelecimento possui um Sistema de Informática Laboratorial (SIL), que identifica todas as amostras com código de barras, permitindo assim mapear rapidamente os responsáveis por cada etapa de análise, desde quem realizou a solicitação do exame até quem assinou o laudo.

"Isso otimiza o trabalho e garante mais segurança e agilidade na liberação de resultados, bem como rastreabilidade ao processo", explicou Regina.

O Sistema de Informática do Laboratório Central também está interligado ao sistema das unidades de saúde, facilitando o acesso aos laudos dos exames pelos profissionais de saúde que os solicitam, bem como ao histórico do paciente no sistema. O SIL também permite que os munícipes tenham acesso aos seus resultados e históricos pela internet através de senha exclusiva e intransferível.

Além disso, a ferramenta é utilizada no gerenciamento e planejamento de ações de saúde pública ao enviar relatórios periódicos para os setores estratégicos da Secretaria de Saúde de Vitória, dentre os quais estão as Unidades de Saúde, Vigilância em Saúde e a Vigilância Epidemiológica.

André Sobral
Laboratório Central
André Sobral
Laboratório Central

Voltar ao topo da página