Notícias

Mais de 1,8 mil pessoas visitaram monumentos do Centro Histórico em janeiro

Publicada em 02/02/2017, às 15h17

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
CONVENTO SÃO FRANCISCO (CONCLUSÃO DA RETIRADA DA FIAÇÃO
Convento São Francisco é um dos monumentos que contam com visita monitorada no Centro Histórico

Os monumentos históricos que compõem o Visitar Centro Histórico de Vitória receberam 1.824 visitantes no mês de janeiro, uma marca importante para o programa no período de férias. Algumas construções possuem mais de 400 anos de história e atraem turistas e moradores pela riqueza histórica, artística e arquitetônica.

O Visitar integra a política de revitalização da área central da capital. Os patrimônios que compõem o projeto são as igrejas Nossa Senhora do Rosário, do Carmo e São Gonçalo, o Convento São Francisco, a Catedral Metropolitana, o Theatro Carlos Gomes, além da Capela Santa Luzia. A visita, que é orientada por monitores e gratuita, pode ser feita de quarta a domingo, das 13 às 17 horas.

Restauração

Três monumentos encontram-se fechados para visitação por conta de obras de restauração. A Igreja de São Gonçalo iniciou obras de reparos e pintura nesta quinta-feira (2). Dessa forma, não haverá visita monitorada por todo o mês de fevereiro, sendo retomada a partir de março, de acordo com a Arquiconfraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, que faz a gestão do patrimônio.

A Igreja do Carmo também está fechada para visitação, devido a obras de restauro no telhado e no teto, até o mês de junho. O restauro é realizado pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, responsável pelo prédio centenário. Já a Capela Santa Luzia também passa por serviços de restauração, cujos trabalhos são executados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan).

O Visitar Centro Histórico é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) para estimular o morador a conhecer a cidade, divulgando os atrativos e tornando-os mais receptivos aos turistas. Além disso, estimula o turismo no Centro Histórico, a partir da monitoria de agentes especializados.


Voltar ao topo da página