Notícias

Mais cinco bairros participam de reunião para elaboração do PPA

Publicada em 22/06/2017, às 17h40

Por Kennya Gava, com edição de Josué de Oliveira


Diego Alves
PLANEJAMENTO VITÓRIA 2018-2021 - Secretário Gandini
O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, diz que a população vai poder ajudar construir o PPA
Diego Alves
PLANEJAMENTO VITÓRIA 2018-2021 - Secretário Gandini
Lideranças dos bairros Santo Antônio, Consolação, Gurigica, Horto, Centro e Mário Cypreste apresentam suas demandas

Nesta quinta-feira (22) foi a vez das lideranças comunitárias dos bairros Santo Antônio, Consolação, Gurigica, Horto, Centro e Mário Cypreste apresentarem suas demandas à Prefeitura de Vitória para a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. A reunião aconteceu no Palácio Municipal, em Bento Ferreira.

A etapa pública compartilhada teve início no último dia 20 e deverá realizar cerca de 30 reuniões com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores até o mês de agosto. Essa etapa é uma oportunidade para que a Prefeitura compartilhe com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extraia informações e absorva ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do PPA.

O planejamento foi dividido em cinco etapas e pelo menos 90 dias serão dedicados exclusivamente ao trabalho de ouvir a população. As diretrizes estratégicas já traçadas são: uma cidade mais saudável, mais justa, mais feliz e mais humana, o que se traduz numa cidade inteligente.

“Estamos iniciando o planejamento para os próximos quatros anos da cidade, que é um instrumento de gestão urbana, definido pelo governo federal. Esse é o instrumento que dá as diretrizes para a lei de diretrizes orçamentárias e para o orçamento anual. Então, ele baliza todo o plano de investimentos da cidade e manutenção de serviços. Essa construção do PPA vamos fazer até setembro, com o máximo de discussão com a cidade”, explicou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

Já no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

Prioridades

Para Simone Campos Gaudino, do bairro Santo Antônio, além de apresentar as demandas é uma chance de falar sobre as potencialidades da comunidade. “Achei muito importante a oportunidade de estarmos aqui discutindo sobre o que melhorar dentro das nossas comunidades e da cidade e também pontuar as prioridades para melhorar a situação social, ambiental e de estrutura física do nosso lugar. É muito importante também a gente colocar as nossas potencialidades para que se abra um leque de visão para o crescimento de todo o município”.

Liderança do bairro Mário Cypreste, Cláudio Barcelos, destacou a parceria da PMV com as comunidades. “A reunião foi muito importante porque quando a gente tem o poder público procurando as comunidades para que em conjunto chegue a um meio termo para ver a cidade crescer, desenvolver, buscar geração de emprego e renda. A comunidade certamente vai gostar muito de saber que a Prefeitura tomou essa iniciativa e que estamos colocando no papel as nossas demandas e potencialidades. Tudo que é planejamento gera um custo menor e tem mais chance de dar certo.”

As principais demandas apresentadas foram: construção de escola, área de lazer, cobertura de quadra, ampliação de unidade de saúde, obras de macrodrenagem, criação de pólo gastronômico, reforma de escadas, campo de futebol e academia popular. Todas serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

A próxima reunião acontece na terça-feira (27) com as lideranças dos bairros Ariovaldo Favalessa, Alagoano, Resistência, Santa Clara, Caratoíra, Santa Helena e Forte São João.

Diego Alves
PLANEJAMENTO VITÓRIA 2018-2021 - Simone - personagem
Simone Campos Gaudino, do bairro Santo Antônio, apontou as prioridades para a comunidade
Diego Alves
PLANEJAMENTO VITÓRIA 2018-2021 - Claudio - personagem
Cláudio Barcelos, do bairro Mário Cypreste, diz que tudo que é planejado tem mais chance de dar certo

Voltar ao topo da página