Notícias

Maio Amarelo: professores têm formação "Escola Segura no Trânsito da Vida"

Publicada em 16/05/2018, às 14h50

Por Fabrícia Kirmse, com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Abertura do Programa Escola Segura no Auditório da SEME
Profissionais da Educação deram início à formação "Escola Segura no Trânsito da Vida 2018"
Leonardo Silveira
Abertura do Programa Escola Segura no Auditório da SEME
Objetivo do curso é promover a educação para o trânsito nas unidades de ensino da rede municipal.

Escola combina com trânsito seguro. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) está desenvolvendo com seus profissionais o projeto "Escola Segura no Trânsito da Vida 2018". Como parte dessa iniciativa, na noite desta última terça-feira (15), aconteceu, no auditório da Seme, o 3º Encontro Escola Segura, para formação de educadores.

O objetivo do curso, segundo o gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, Truman José Vieira Júnior, é promover a educação para o trânsito nas unidades de ensino da rede municipal.

Com carga horária de 80 horas e a participação de vários especialistas, durante a formação serão trabalhados com os professores estes conteúdos:

  • Conceito de Trânsito;
  • Educação, ética e cidadania;
  • LDB e demais dispositivos legais, Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (portaria 147/2009);
  • Recursos educativos de trânsito de qualidade;
  • Ações intersetoriais como possibilidades formativas e informativas;
  • Reflexões sobre as questões ambientais, de gênero, categorias geracionais e deficiência no trânsito.

Já são 145 profissionais de 32 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 25 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participando do projeto. Isso envolve cerca de 3,8 mil estudantes.

Metas

Truman destacou outras metas do curso "Escola Segura", como estimular e valorizar as ações preventivas nas escolas, orientar as comunidades, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da escola e por todos os territórios da cidade e promover formação para os profissionais da Educação com vistas a subsidiar a elaboração de projeto de intervenção a ser desenvolvido na escola envolvendo a comunidade escolar.

Vida no Trânsito

O projeto "Vida no Trânsito" é uma ação interministerial do Governo Federal desenvolvida em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social, e tem como meta a prevenção e a redução das lesões e mortes no trânsito por meio de intervenções sobre os principais fatores de risco (velocidade excessiva e/ou inadequada, álcool – beber e dirigir) e grupos de vítimas prioritários (motociclistas e pedestres) no município.


Voltar ao topo da página