Notícias

Maio Amarelo: almas penadas e agentes fantasiados vão orientar pessoas no Centro

Publicada em 07/05/2019, às 11h57

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Maio Amarelo
Ação educativa visa alertar motoristas sobre risco de beber e dirigir
Divulgação Setran
Maio Amarelo
Agentes vestidos de almas penadas e equipe da Educação para o Trânsito vão participar da ação

Equipes da Guarda Municipal, do Batalhão de Trânsito e da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) atuarão nos bares e restaurantes da região da praça Costa Pereira, no Centro, dando ênfase no alerta de que direção e álcool não combinam. A ação será nesta quarta (8), a partir das 20 horas, e integra a programação do movimento Maio Amarelo.

Agentes estarão vestidos de "almas penadas" e com fantasias alusivas a acidentes em ruas e avenidas. Equipes de Educação para o Trânsito também farão abordagens destacando as propostas e o significado do Maio Amarelo.

Bafômetro

"As pessoas serão, inclusive, convidadas a fazer o bafômetro, numa proposta educativa. Geralmente, as pessoas se mostram curiosas e empolgadas com o tema da ação, pois ninguém quer ser mais uma vítima na estatística de tragédias no trânsito. No final, entregamos brindes e material educativo que farão com que as pessoas reflitam", destacou a gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Sossai.

Apesar das ações educativas e campanhas feitas para o tema, cabe a cada indivíduo o dever e a responsabilidade do respeito às leis de trânsito e a mudança de comportamento.
"Não é possível aceitar que alguém que tenha ingerido álcool pegue a direção de um veículo. A prática coloca sua vida e a de terceiros em risco. Atualmente, com transporte por aplicativo e carona solidária, não faltam alternativas para que vidas sejam preservadas", frisou Adriana.

O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.

Dados

Conforme dados do Observatório Nacional do Trânsito, anualmente, morrem mais de 40 mil pessoal e em torno de 400 mil ficam com alguma sequela no trânsito brasileiro. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de mortes no trânsito.


Voltar ao topo da página