Notícias

Maio Amarelo: ações para trânsito mais seguro envolvem crianças e motoristas

Publicada em 17/05/2018, às 17h06 | Atualizada em 17/05/2018, às 17h06

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Maio Amarelo
Ação de integração entre Guarda e Setran leva agentes vestidos de "alma penada" para conscientizar as pessoas sobre perigos no trânsito

As ações de conscientização para um trânsito mais seguro e humano envolvem centenas de pessoas em Vitória. Dentro da programação do movimento Maio Amarelo, equipes da Prefeitura de Vitória realizam variadas atividades para levar a mensagem de alerta aos cidadãos. 

Abordagens

Na última terça (15), na área de embarque e desembarque do aeroporto, a Guarda Municipal abordou os taxistas e motoristas para mostrar a importância do movimento Maio Amarelo. Eles receberam material educativo e brindes.

Na avenida Beira-Mar, os agentes de trânsito da Guarda abordaram ciclistas para orientar sobre o uso dos equipamentos de segurança e do respeito ao pedestre, já que a calçada na via é compartilhada.

Formação

No auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), aconteceu o primeiro encontro do projeto "Escola Segura", que tem como finalidade estimular e valorizar as ações preventivas nas escolas, orientar as comunidades, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da escola e promover formação para os profissionais da Educação com vistas a subsidiar a elaboração de projeto de intervenção a ser desenvolvido na escola envolvendo a comunidade escolar. 

Equipes da Seme, Setran, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fizeram palestras e apresentaram dados de mortalidade no trânsito, comportamento no trânsito e ações educativas.

Álcool e direção

Divulgação Setran
Maio Amarelo
Equipes abordaram clientes em bares do Centro para alertá-los sobre os riscos de misturar álcool e direção

Na última quarta (16), no Centro, equipes da Guarda Municipal, Batalhão de Trânsito e Educação para o Trânsito da Setran abordaram clientes em bares das ruas Sete de Setembro e Gama Rosa para falar sobre o tema "álcool e direção". 

Alguns agentes vestidos de "alma penada" andavam entre as mesas mostrando cartazes educativos. Depois, as demais equipes começavam as abordagens falando da importância do Maio Amarelo e do respeito à vida. Em seguida, as pessoas eram convidadas a fazer o bafômetro, tudo como proposta educativa. 

Palestra para motoristas

Nesta quinta (17), motoristas da empresa Prosegur assistiram a uma palestra da Guarda sobre direção defensiva, legislação e comportamento.

Ação educativa

Na noite desta quinta (17), equipes da Guarda Municipal e da Educação para o Trânsito da Setran farão uma atividade educativa em frente ao Shopping Vitória.  

Uma equipe da Guarda vestida de "alma penada" mostrará cartazes com mensagens educativas e outra abordará motoristas distribuindo material educativo.

Circuito do Trânsito

Neste sábado (19), das 9 às 13 horas, equipes da Setran e da Guarda Municipal participarão do aniversário de 106 anos do Parque Moscoso. Será montado o Circuito do Trânsito, no qual as crianças irão vivenciar o trânsito ludicamente, podendo simular o motorista e o pedestre, com a orientação sobre importância da faixa e uso dos semáforos.

A Guarda levará seus equipamentos para apresentar à criançada, como quadriciclo e rádio-comunicadores. De uma forma lúdica, falarão sobre a importância do respeito às regras de trânsito.

Parceria

O planejamento das ações do Maio Amarelo é uma realização da Subcomissão de Educação para o Trânsito, que envolve Setran, Semsu, Semus e Seme, com apoio do projeto Vida no Trânsito.


Voltar ao topo da página