Notícias

Maio Amarelo: ações de conscientização atingiram mais de 3 mil pessoas

Publicada em 02/06/2017, às 06h00

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Simulado Maio Amarelo
Camburi recebeu simulação de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito
Carlos Antolini
Ação do Maio Amarelo - Doação de Sangue Palácio
Campanha de doação de sangue do Hemoes no Palácio Municipal integrou a programação da campanha Maio Amarelo

As ações do movimento Maio Amarelo, uma campanha mundial em prol da redução de mortes e acidentes no trânsito, chegaram ao fim com um público total estimado de 3.110 pessoas participando de 13 eventos realizados em toda a cidade.

Foram diversas ações e intervenções urbanas em parques, feiras, regiões de bares e locais de grande concentração de motoristas e pedestres.

Os temas abordados foram amplos e atingiram todas as idades, desde as crianças, que puderam aprender brincando com gincanas educativas e a "Transitolândia" - uma miniatura de cidade com carrinhos, ruas e semáforos -, até os adultos, que foram abordados com muita criatividade pelos integrantes da ONG Avalanche com esquetes sobre bebida e direção e respeito à faixa de pedestres.

As ações foram realizadas em uma parceria entre Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Infraestrutura Urbana (Setran) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Guarda Municipal
Ação da Guarda na campanha Maio Amarelo
Clientes foram conscientizados nas regiões de bares, como Triângulo das Bermudas e Rua da Lama, sobre perigo de misturar álcool e direção
Divulgação Setran
Maio Amarelo
Crianças vestidas de anjos e agentes da Guarda Municipal orientaram motoristas e pedestres

Simulação

Entre as principais atividades, a simulação de atendimento a múltiplas vítimas de trauma em acidentes, em parceria com o Samu 192, foi uma das que mais chamaram a atenção, com um aparato que envolveu diversos serviços de atendimento e de resgate em casos de acidentes de trânsito.

Reflexão

Para o subsecretário municipal de Segurança Urbana, Edvandro Sipolatti, é preciso que cada usuário do trânsito repense diariamente suas atitudes, com o objetivo de melhorar sempre o convívio no ambiente urbano. "Atingimos muitas pessoas, mas as ações devem ser perenes. Por isso, continuamos ao longo do ano com as ações do Teatro de Bonecos da Guarda, ações e palestras realizadas pelos agentes", disse.

Monumentos e prédios da capital também ganharam iluminação amarela, como Ponte da Passagem, torres de TV de Jesus de Nazareth, Palácio Municipal, relógio da praça 8, Monumento dos Imigrantes, Terceira Ponte, escada do Teatro da Ufes e Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória.

Diego Alves
Lançamento da campanha Maio Amarelo
Carro acidentado e iluminação na cor amarelo chamaram atenção para a campanha Maio Amarelo
Divulgação Setran
Maio Amarelo
Crianças se divertiram e aprenderam regras de trânsito no circuito "Transitolândia"

Voltar ao topo da página