Notícias

Linha Verde: usuários aprovam faixa exclusiva para transporte coletivo

Publicada em 13/03/2018, às 18h51 | Atualizada em 13/03/2018, às 18h51

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrício Faustini


Carlos Antolini
FAIXA VERDE FAIXA DE PISTA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS
Linha Verde funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas

O tráfego na avenida Dante Michelini fluiu normalmente neste segundo dia de funcionamento da Linha Verde. Mesmo no horário de maior fluxo de veículos, não foi registrada retenção na via. Com a proposta de valorizar o transporte coletivo e garantir agilidade na faixa exclusiva para ônibus, vans e táxis, o projeto recebeu a aprovação dos usuários.

"Achei a proposta muito legal. Os ônibus precisam ter preferência para circular. Melhorando o transporte público, melhora a mobilidade urbana", disse o servidor público Vitor Reis.

"Com uma faixa exclusiva, os ônibus vão mais rápido e não ficam presos no trânsito. Acho que melhorou bastante, além de considerar que vai prevenir acidentes. Os motoristas de carros também têm que respeitar a Linha Verde", afirmou a diarista Marlen Rosa Alves.

Fluidez

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância da iniciativa. "O trânsito está fluindo em todas as faixas. O transporte de automóveis não está sendo prejudicado. À medida que o motorista chega na Linha Verde, o trânsito melhora. É uma mudança de comportamento, e as pessoas vão assimilar isso Nenhuma cidade conseguiu melhorar a mobilidade urbana dentro da lógica do automóvel. É preciso valorizar o transporte coletivo. Aqui já implantamos várias ações nessa área, como implantação de ciclistas e ciclofaixas, parquímetros, Bike Vitória, Ruas de Lazer e Rua Viva e, agora, a Linha Verde. Escolhemos a Dante Michelini porque é a segunda avenida com maior número de ônibus em Vitória", explicou. 

Benefícios

"Mesmo com uma faixa a menos para que os veículos pequenos trafeguem, o benefício é para a sociedade. Temos uma cultura de uso de carro, mas é preciso priorizar o transporte coletivo. Passam pela avenida Dante Michelini por dia, em cada sentido, 50 mil veículos, transportando 65 mil pessoas. Já os ônibus que passam na via transportam 250 mil pessoas diariamente. O esforço é para que o usuário do transporte coletivo seja valorizado. É mais justo que essas pessoas sejam beneficiadas, tendo mais conforto e possam se deslocar de maneira mais razoável. Outro efeito positivo é reduzir a velocidade dos carros na avenida", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann. 

Faixa

Ela será adotada de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servirão ao "cerco eletrônico", auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.


Voltar ao topo da página