Notícias

Limpeza pós-chuva contabiliza a retirada de 220 toneladas de resíduos

Publicada em 19/05/2019, às 10h44

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Renata Moreira


PMV Divulgação
limpeza de ruas pós-chuva
Um dos garis da equipe da Central de Serviços faz desobstrução de bueiro
PMV Divulgação
limpeza de ruas pós-chuva
Equipes trabalham desde cedo nas ruas da capital

Equipes da Central de Serviços de Vitória garantem desde o início da manhã deste domingo (19) a limpeza dos pontos mais atingidos pelas fortes chuvas. Ao todo, de ontem para hoje, devem ser recolhidos 220 toneladas de resíduos.

Por causa das chuvas intensas ainda há muito barro e terra deslocada pelas vias da capital. As equipes de limpeza urbana trabalham pelas ruas de Jucutuquara, Morro do Romão, São Pedro (avenida Serafim Derenzi) e Ilha de Santa Maria, garantindo a raspagem de meio-fio e das ruas, juntamente com a limpeza de bueiros e operação de tapa-buraco.

A operação conta com o auxílio de quatro caminhões-pipa, quatro basculantes e duas pás-carregadeiras.

“Nossas equipes de limpeza estão desde ontem nas ruas, assim que a chuva parou, garantindo toda a limpeza e bom funcionamento da cidade. Hoje começamos cedinho e estamos a todo vapor focando na retirada de resíduos desses espaços para que o cidadão possa voltar as suas atividades e também para evitar o acúmulo de materiais nos bueiros”, explicou o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Redes de drenagem

Para garantir o escoamento das águas das chuvas e evitar alagamentos nas vias, a Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, realiza, diariamente, inclusive aos finais de semanas e feriados, serviços preventivos e corretivos de desobstrução mecânica e manual nas redes de drenagem do município, além da limpeza dos bueiros.

De 2017 até hoje, já foram investidos mais de R$ 10 milhões em serviços de limpeza das redes de drenagem, incluindo as galerias pluviais e remoção de toneladas de lixo e materiais que não deveriam ser jogados ali.

No entanto, as equipes sempre encontram diversos resíduos descartados irregularmente por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.

O resíduo que consegue passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de "rolha" dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de entupimento e alagamento para aquele local. A capital conta com 25 mil bueiros e o trabalho segue uma programação semanal.

A varrição das vias e o trabalho de manutenção e desobstrução das redes de drenagem não impedem que, durante fortes pancadas de chuvas, pontos de alagamento apareçam. Para resolver o problema, as equipes ficam de prontidão.

PMV Divulgação
limpeza de ruas pós-chuva
Máquinas também realizam serviços de limpeza nos bairros
PMV Divulgação
limpeza de ruas pós-chuva
Trabalho de limpeza começou logo cedo em Vitória

Voltar ao topo da página