Notícias

Licitação de projetos do Mercado da Capixaba neste semestre

Publicada em 21/05/2019, às 16h07

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Victor Nogueira
Artesanato do mercado da capixaba
Mercado da Capixaba será revitalizado e vai movimentar o Centro da cidade

O edital para licitação dos projetos complementares de restauro do Mercado da Capixaba, no Centro, deve ser publicado ainda neste primeiro semestre. O local será um charmoso centro cultural e gastronômico.

O investimento é de R$ 407.813 mil. A obra prevê a recuperação da fachada e do telhado, a implantação da calçada cidadã e a abertura da Rua de Pedestres na rua Araribóia.

Entre as novidades da intervenção, aprovadas pelo Conselho Municipal de Cultura e pelo Conselho Estadual, está a abertura das entradas originais do imóvel das ruas Desembargador Orelly de Souza e Araribóia.

"Esta é uma importante obra que vai movimentar o Centro da capital. Esse espaço com atividades ligadas à cultura e à gastronomia local vai valorizar nossa cidade e fortalecer nossa história. Estamos trabalhando muito para promover essa intervenção", ressaltou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

Concessão

Atualmente, o Mercado da Capixaba está interditado pela Defesa Civil Municipal e pelo Corpo de Bombeiros. Os comerciantes que lá atuavam tiveram seus contratos encerrados, pois acabou a validade e não foram renovados.

Futuramente, a Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) fará uma concessão para que uma única empresa administre o local. "A restauração do Mercado da Capixaba é mais um passo para a revitalização do Centro, tornando-o mais um ponto turístico com a certeza de entretenimento para o morador e para o visitante", apontou o presidente da CDV, Leonardo Krohling.

Símbolo cultural

"O restauro desse símbolo cultural de Vitória, que é o Mercado da Capixaba, é a expressão do respeito que o poder público tem com a Cultura, com a identidade do capixaba, com sua história e com sua população, trabalhando para devolver à cidade esse tão importante espaço cultural", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.


Voltar ao topo da página