Notícias

Lei destina 10% do acervo das bibliotecas para autores capixabas

Publicada em 24/04/2015, às 14h25 | Atualizada em 24/04/2015, às 14h26

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Biblioteca Municipal "Adelpho Poli Monjardim" já conta com grande acervo de autores locais

O público terá mais uma oportunidade de acesso ao trabalho dos escritores capixabas. A partir de agora, a compra de livros para o acervo da Biblioteca Pública Municipal e para a rede municipal de ensino terá 10% de obras de escritores locais ou que moram no Estado há, pelo menos, cinco anos.

Segundo a lei nº 8.808, os livros são destinados a manutenção e atualização do acervo de bibliotecas e de escolas públicas. A secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, acredita que a legislação vai ao encontro da política da administração municipal. "A nova lei dialoga de maneira muito próxima com as diretrizes da nossa política cultural, que valoriza a produção local e estimula a presença do artista capixaba nos eventos, projetos e ações da Prefeitura".

Lei Rubem Braga

A Biblioteca Municipal “Adelpho Poli Monjardim” já conta com grande acervo de autores locais. As obras são oferecidas pelos próprios autores ou são fruto do patrocínio da Prefeitura, por meio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção local. A lei destina três exemplares de cada título publicado para a biblioteca. 

Acervo

Elizabeth Nader
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Acervo da Biblioteca Municipal é desenvolvido a partir de critérios específicos, como atender às necessidades de pesquisa, leitura e entretenimento

O acervo da Biblioteca Municipal é desenvolvido a partir de critérios específicos, como atender às necessidades de pesquisa, leitura e entretenimento, importância da obra, número de leitores em potencial, entre outras análises.

"Dentro da política de seleção e desenvolvimento de coleções da Biblioteca Municipal de Vitória, são considerados aspectos relativos à biblioteca e à comunidade em que está inserida", disse a gerente da Biblioteca Municipal, Angela Battestin, que complementou que essa análise é feita pela equipe de bibliotecários do espaço.

Doações

No momento, o espaço não está realizando novas aquisições nem recebendo doações, em função da reforma do prédio que sedia a Biblioteca e a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, previstas para terem início no mês de maio.

Com o processo de adequação do prédio, a biblioteca será transferida provisoriamente para o primeiro andar do prédio da Secretária Municipal de Cultura (Semc), na rua Treze de Maio, nº 45, no Centro.

Educação

A aquisição de livros de literatura para as 52 bibliotecas escolares da rede municipal de ensino é centralizada, ou seja, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) por meio de licitação/edital. Sempre tem uma porcentagem dirigida a autores capixabas, portanto, não há dificuldade em obedecer à nova lei.

As próprias escolas também podem adquirir títulos de maneira individual, desde que sejam utilizados os recursos de capital e que não sejam investidos mais de R$ 8 mil em apenas um título.


Voltar ao topo da página