Notícias

Leandro Karnal promoverá palestra para servidores sobre consumo consciente

Publicada em 05/12/2018, às 12h38 | Atualizada em 06/12/2018, às 14h57

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Procon
Leandro Karnal
Leandro Karnal ministrará palestra sobre consumo sustentável e responsável no próximo dia 12

"Sociedade e Consumo" é o tema da palestra que o historiador gaúcho Leandro Karnal vai fazer na próxima quarta-feira (12), às 19h30, no Centro de Convenções de Vitória, durante encontro reflexivo voltado para os servidores municipais de Vitória.

O evento faz parte das ações educativas desenvolvidas pelo Procon Vitória, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), para a formação de cidadãos com práticas de consumo mais conscientes, responsáveis e sustentáveis.

Uma das posições já expostas pelo professor e historiador Leandro Karnal sobre o tema é que "o ser humano está associado ao consumo. A maioria busca a satisfação de necessidades rápidas como o consumo. O mais desafiador seria pensar, 'sartreanamente', que a vida em si não apresenta um sentido prévio, mas que devemos descobrir algo a partir da nossa realidade, pois a existência precede a essência".

Inscrições

As vagas foram totalmente preenchidas em pouco mais de 20 horas. A inscrição foi online.

Conscientização

Para a gerente do Procon, Herica Correa Souza, trazer o historiador para tratar desse tema com os servidores representa um grande passo e uma formação de multiplicadores na grande missão do órgão em aumentar o número de cidadãos cada vez mais conscientes do seu direito humano e do papel na construção de relações consumeristas cada vez mais humanas, justas, sustentáveis e responsáveis.

A presidente do Conselho Municipal do Fundo de Proteção e Defesa do Consumidor e subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciana Fiorin, acrescenta que a proposta do evento representa a preocupação e o empenho da gestão do fundo em busca de ações que contemplem o interesse público e levem impacto positivo para a coletividade de consumidores.

Perfil do palestrante

Leandro Karnal é historiador, doutor em História Social pela USP e professor na Unicamp. É reconhecido em todo o País como importante palestrante, intelectual e formador de opinião.

Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos do Brasil, como "O Inferno Somos Nós"; "Todos Contra Todos"; "Crer ou Não Crer"; "Diálogo de Culturas", "O Mundo Como Eu Vejo" e "O Dilema do Porco Espinho".

Participa de programas como Jornal da Cultura e Café Filosófico CPFL e é colunista fixo do jornal O Estado de São Paulo. Sua página do Facebook possui mais de 1 milhão e quatrocentos mil seguidores e seus vídeos e frases circulam pela internet com enorme popularidade.


Voltar ao topo da página