Notícias

Lançamento de catálogo e bate-papo encerram exposição "Entre Corpos"

Publicada em 03/09/2017, às 07h00

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Exposição "Entre Corpos
Segundo a artista Ana, "a performance da construção do desenho promove transformações diárias da instalação"
Divulgação Semc
entre corpos
Artista Ana de Sena construiu um desenho de longa escala, que percorre as paredes e o teto da galeria

Para finalizar a programação da exposição "Entre Corpos", em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas, acontecem, nesta próxima terça-feira (5), a partir das 19 horas, um encontro com a artista Ana de Sena e o lançamento do catálogo da mostra. 

O Encontro Con(fluência) tem a proposta de debater as questões do projeto "Entre Corpos", uma investigação da artista que se concentrava na criação de um trabalho de grandes proporções, ao longo dos dois meses de exposição, diariamente, misturando desenho e performance.

Além do curador da exposição, Ricardo Maurício Gonzaga, os artistas-pesquisadores Carlos Borges e Carla Borba também fazem parte da conversa, apresentando conexões dos seus trabalhos com o da artista. Na sequência, haverá participação do público.

"Haverá a minha fala e do curador sobre o projeto 'Entre Corpos' e, na sequência, os artistas-pesquisadores convidados articularão sobre seus estudos buscando relações com o projeto", disse Ana.

Catálogo

Além do bate-papo, será lançado o catálogo da exposição "Entre Corpos", que, de acordo com a artista, foi organizado com a proposta de destacar o processo de interação entre as práticas artísticas, em vez de exibir um resultado gráfico do desenho.

"Ele (catálogo) apresenta uma narrativa iniciada com a montagem da instalação até uma etapa da performance-desenho. A importância desse material é o registro de uma experimentação, de um acontecimento efêmero. Ao final, restarão apenas formas de registros, e o catálogo é um deles", explica Ana.

Mostra

O projeto "Entre Corpos" é pautado no desejo de revelar o desenho como um corpo pulsante, permeável e efêmero, alimentado pelas tensões limiares de pensamentos e diálogos. Ao longo de 64 dias, a artista Ana de Sena construiu um desenho de longa escala, que percorre as paredes e o teto da galeria, em uma experiência conexa entre desenho, instalação e performance.

"A performance da construção do desenho promove transformações diárias da instalação, revela um processo, cria um ambiente de incorporações, de trânsito de ideias e ações minhas e do público", finaliza Ana.

Serviço

Encontro Con(fluência) e lançamento do catálogo Entre Corpos
Quando: terça-feira (5), às 19 horas
Local: Casa Porto das Artes Plásticas, rua Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro
Entrada gratuita


Voltar ao topo da página