Notícias

Lançamento da 26ª edição do Festival de Cinema de Vitória na Casa Porto

Publicada em 18/03/2019, às 16h55 | Atualizada em 19/03/2019, às 15h17

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Festival de Cinema de Vitória
Festival de Cinema de Vitória: a 26ª edição do evento, que acontece em setembro, será lançada na próxima quinta-feira.
Divulgação Semc
Trabalho de Nelma guimarães
Concepção visual do 26º Festival de Cinema de Vitória é inspirada no trabalho da artista Nelma Guimarães

A Casa Porto das Artes Plásticas recebe nesta quarta-feira (20), a partir das 19 horas, o lançamento da 26ª edição do Festival de Cinema de Vitória, com a exibição do curta-metragem "Peripatético", de Jessica Queiroz, e uma apresentação especial do BatuQdellas.

O evento marca a abertura das inscrições para que realizadores de todo o Brasil possam participar da seleção que irá compor a programação do festival. Os interessados podem se inscrever, entre os dias 20 de março e 20 de maio, através do formulário disponibilizado no site www.festivaldevitoria.com.br. Os curtas e longas-metragens devem ter sido realizados a partir de 1º de janeiro de 2018.

Podem ser inscritos filmes nos mais diversos gêneros, entre eles ficção, documentário, animação, experimental, videoclipe, entre outros. Serão exibidas apenas as produções que possuam cópia em MP4 ou MOV H264. A lista com as obras selecionadas será divulgada no mês de julho.

Sobre o Festival

Neste ano, o festival será realizado entre os dias 24 e 29 de setembro no Centro Cultural Sesc Glória, no Cineclube Metrópolis e no Hotel Senac Ilha do Boi. A programação também traz homenagens, apresentações musicais, debates, cursos e oficinas formativas.

Ao todo, o 26º Festival de Cinema de Vitória apresenta 11 mostras competitivas: 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva de Longas; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 9ª Mostra Quatro Estações; 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 6ª Mostra de Animação; 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 4ª Mostra Cinema e Negritude, 3ª Mostra Nacional de Videoclipes e a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental.

Além disso, a direção artística responsável pela concepção visual do 26º Festival de Cinema de Vitória é assinada pela produtora cultural, crítica de arte e curadora Neusa Mendes, com base no trabalho da artista Nelma Guimarães.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA e da Ancine. Conta ainda com apoio da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
Lançamento do 26º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 20 de Março, a partir das 19 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Américo Poli Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória.


Voltar ao topo da página