Notícias

Jovens participam de oficinas para montar o próprio negócio na capital

Publicada em 05/07/2019, às 18h46

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semcid
Oficina de jovens com Ateliê de Ideias
Jovens que participaram das atividades tiveram encontro para apresentar ideias de negócios que pretendem desenvolver
Divulgação Semcid
Oficina de jovens com Ateliê de Ideias
"Aprendi noções de administração e divulgação que vou poder usar quando começar meu negócio", disse Rhayara

O sonho de montar o próprio negócio vem ganhando força para um grupo de 40 jovens que fazem parte do projeto "Economia do Bem", uma iniciativa realizada pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) em parceria com a Associação Ateliê de Ideias.

Durante três meses, eles participaram de oficinas sobre marketing, empreendorismo, matemática, português, plano de negócios, entre outras temáticas. A ideia é fazer com que esses jovens desenvolvam atividades empreendedoras no bairro onde vivem.

Nesta sexta-feira (5), os jovens se reuniram pela manhã e à tarde para apresentar a ideia de negócio que pretendem desenvolver.

Ramos

A maioria optou pelo ramo da gastronomia e alimentos, mas há também exemplos de quem pretende investir em moda e vestuário masculino e feminino ou aqueles que vão trabalhar no marketing e divulgação dos negócios já existentes na família.

Incentivo

A jovem Wanderleia Alves dos Santos é uma das participantes do projeto. Ela conta que sempre fez comidas para os filhos, mas acabou criando coragem para vender depois que começou a participar das oficinas.

"Sempre fazia bolos e doces para os meus filhos, mas nunca pensei em vender. O curso acabou me incentivando, criei coragem e pretendo comercializar na pracinha do meu bairro, já que lá não tem ninguém vendendo doce", explicou.

Quem também viu no projeto uma chance de desenvolver seus negócios foi a estudante Rhayara Christinee de Oliveira, de 16 anos. Ela sempre quis trabalhar com marmitas, mas, como estuda pela manhã, dificilmente conseguiria preparar os alimentos para o almoço.

Foi aí que, no projeto, ela pensou em oferecer marmitas leves e mais saudáveis para o horário da janta. E a inspiração para trabalhar nessa área veio da irmão, que já atuava com venda de saladas.

"Aqui foi um passo grande que eu dei. Sem esse apoio, acredito que não daria certo. Aprendi noções de administração e divulgação que vou poder usar quando começar meu negócio pelas redes sociais".

Oportunidades

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, o projeto é mais uma estratégica da administração municipal para garantir direitos e oportunidades para a juventude.

"Os indicadores revelam que é nessa faixa etária que existe maior vulnerabilidade à violência, ao desemprego e ao processo de desigualdade social", afirmou.


Voltar ao topo da página