Notícias

Jovens dos Cajuns são premiados em concurso de desenho contra trabalho infantil

Publicada em 17/07/2019, às 15h10 | Atualizada em 17/07/2019, às 19h35

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Premiação Concurso desenhos do Cajun
Quatro jovens artistas, além de ganhar um quadro reproduzido com seus desenhos, ainda levaram para casa brindes
Diego Alves
Premiação Concurso desenhos do Cajun
Prefeito Luciano Rezende entregou os quadros aos jovens dos Cajuns durante solenidade na sala anexa ao gabinete

Os jovens vencedores do concurso de desenho promovido pelas unidades do Serviço de Convivência Caminhando Juntos (Cajun) foram premiados e homenageados nesta terça-feira (16) na Prefeitura de Vitória. A iniciativa teve como tema a erradicação do trabalho infantil.

São eles: Yan de Souza Alvarenga, 11 anos, Ateumir Santos Dias, 13, Daniel Alves dos Santos, 13, e Dayslane Sousa da Silva, 13.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, da secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, e de familiares dos artistas que participaram do concurso.

Os quatro desenhos foram reproduzidos em forma de grafite em diversos muros de Vitória. Os painéis estão localizados no Iate Clube, na Praia do Canto; no campo do Caxias, em Itararé; no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilmar Alves de Mello, em Nova Palestina; e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Jardim da Penha.

O prefeito Luciano Rezende destacou que iniciativas como essas ajudam a melhorar o rendimento das crianças na escola, já que promovem acesso à cultura e ao convívio social. 

"Vocês representam o canto dos pássaros da Prefeitura de Vitória para discutir assuntos importantes. Crianças precisam brincar e estudar, e não encarar um regime pesado de trabalho. E nós precisamos trabalhar para garantir essa proteção", frisou.

Fortalecimento

A secretária Iohana Kroehling garantiu que momentos como esses fortalecem os objetivos de convivência dos Cajuns, formando vínculos entre os profissionais, poder público e a comunidade.

"Que possamos continuar trabalhando para defender essa causa e que possamos passar para todas as pessoas essa mensagem de que criança precisa brincar e estudar. É essa linguagem que eles entendem bem", disse.

Premiação

Os quatro jovens artistas, além de ganhar um quadro reproduzido com seus desenhos, ainda levaram para casa brindes oferecidos pelos parceiros do projeto.

Quem estava só sorrisos era a jovem Dayslane Sousa da Silva, da unidade do Cajun de Bela Vista. O desenho dela foi pintado no muro do Iate Clube. Segundo ela, a inspiração veio da realidade onde vive.

"Eu vejo muitas crianças que estão trabalhando na feira, no salão, e isso me motivou porque elas deveriam estar na escola. E vencer para mim foi uma surpresa. Não imaginei que fosse ganhar porque tinham muitos trabalhos legais também concorrendo", contou.

Outro que também desenhou a realidade de onde vive foi o pequeno Yan de Souza Alvarenga, do Cajun de Caratoíra. Ele mora no Morro dos Alagoanos e disse que fica muito triste quando vê uma criança trabalhando.

"Algumas estão trabalhando até para ajudar a família. E ganhar com esse desenho me deixou muito emocionado", contou o artista.

Diego Alves
Premiação Concurso desenhos do Cajun
"Eu vejo muitas crianças que estão trabalhando na feira, no salão, e isso me motivou porque elas deveriam estar na escola", disse Dayslane
Diego Alves
Premiação Concurso desenhos do Cajun
Evento marcou premiação dos vencedores do concurso de desenho promovido pelas unidades do Serviço de Convivência Caminhando Juntos (Cajun)

Voltar ao topo da página