Notícias

Jovens aprovam programação de festival protagonizado por mulheres no CRJ

Publicada em 24/03/2017, às 18h19

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ações Alusivas ao Mês da Mulher CRJ
Jovens participaram de diferentes atividades no Festival TPM-Todas Pelas Minas no CRJ
André Sobral
Ações Alusivas ao Mês da Mulher CRJ
Estudantes Vitor Almeida e Lediana Campos Rangel, que frequentam o ProJovem há um ano, participaram da oficina de vídeo

A sexta-feira (24) foi de muito agito no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Ilha de Santa Maria, com a realização de oficinas de vídeo e arte impressa para os jovens atendidos no ProJovem do Cras de Resistência. A ação integra a programação do Festival "TPM-Todas Pelas Minas" e é alusiva ao mês da mulher.

O evento, que começou na última segunda-feira (20) e segue até amanhã (25), é uma realização do CRJ, em parceria com o QG Das Minas (ES). Durante a semana, foram realizadas atividades diversas protagonizadas por mulheres, como oficinas, rodas de conversa e feira de empreendedorismo.

Os estudantes Vitor Almeida, 14, e Lediana Campos Rangel, 13, que frequentam o ProJovem há um ano, participaram da oficina de vídeo e ficaram encantados com os equipamentos. "Estou acostumado a filmar somente no celular, e fiquei impressionado com a quantidade de botões", disse Vitor. "É muito bom poder aprender coisas novas. Achei a oficina muito interessante", completou Lediana.

A oficineira e arte educadora Carla Borba ministrou oficina de arte impressa e destacou a importância do protagonismo feminino nas atividades. "Na oficina, os jovens puderam refletir sobre questões de gênero e diversidade. Ações assim valorizam a presença da mulher na criação artística e mostram para a sociedade que não podemos aceitar a reprodução dessas violências que estão no nosso cotidiano", disse.

O coordenador do CRJ, Wescley Kamale, destacou a importância da iniciativa. "Março é o mês em que a sociedade destaca a importância da mulher. E com o objetivo de fortalecer a cultura de igualdade dos gêneros, o CRJ se coloca como um equipamento para empoderar essas guerreiras que tanto contribuem para a construção de uma sociedade forte e igualitária", disse.

Encerramento

O encerramento do Festival "TPM – Todas Pelas Minas" será neste sábado (25), a partir das 17 horas, e promete agitar ainda mais o CRJ. Entre as atrações, haverá apresentações de danças urbanas, batalhas de MC’s, funk carioca, grafite ao vivo, DJ, feira de empreendedorismo feminino, apresentações teatrais, exposição fotográfica e performances. A música ficará por conta de Melanina MC’s, Preta Roots, Anna Campos e Naira Valente.

Serviço

Encerramento do Festival TPM – Todas Pelas Minas
Quando: sábado (25)
Onde: Centro de Referência da Juventude (CRJ). Veja o mapa
Informações: 3132-4042
Entrada franca

André Sobral
Ações Alusivas ao Mês da Mulher CRJ
André Sobral
Ações Alusivas ao Mês da Mulher CRJ

Voltar ao topo da página