Notícias

Jardim da Penha recebe Feira de Adoção de Animais neste sábado

Publicada em 01/03/2018, às 12h56

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Giovana Rebuli


Carlos Antolini
Animais que serão levados para feira de adoção
Animais são colocados para adoção para passarem por tratamento especial no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA)
Carlos Antolini
Animais que serão levados para feira de adoção
Gatos também estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção em Jardim da Penha

Quem tem o seu animalzinho de estimação sabe o quanto os bichinhos deixam a vida de qualquer pessoa mais feliz e menos solitária. Para ajudar os interessados em adotar um amigo de quatro patas, a Prefeitura de Vitória vai promover, neste sábado (3), a 1ª Feira de Adoção de Animais de 2018, na praça Wolghano Netto (do supermercado Carone), em Jardim da Penha, das 9 às 13 horas.

Para a feira, a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) vai levar 11 animaizinhos, entre gatos e cachorros. Para adotar um animal, é preciso ser maior de 18 anos, levar CPF, RG e comprovante de residência e gostar de bichos. Veterinária do CVSA, Renata Bessa lembra que, ao adotar um animal, a pessoa se responsabiliza não só pela alimentação, mas também pela saúde e pelo bem-estar dele. 

"Um animal de estimação vive, em média, 12 anos ou mais e sempre necessitará de cuidados, independente das mudanças que a pessoa venha a passar nesse período. É um vínculo duradouro. Com a adoção, lutamos tanto contra o abandono quanto contra o comércio de animais", afirmou Renata.

Animais adultos

Renata ressaltou que a maioria das pessoas procura filhotes para adotar, mas que os animais adultos disponibilizados para adoção também estão aptos para viver com as famílias. "Qualquer animal vai demandar cuidados com alimentação, vacinas e higiene, independente da idade, raça ou característica física. O importante é pensar no bem-estar do animalzinho e, claro, não se esquecer de quão recompensadora será a experiência".

Critérios de recolhimento

O CVSA recolhe animais que trazem risco à saúde pública, como atropelados, aqueles que manifestam comportamento agressivo e fêmeas no cio.

Todos os animais recolhidos são submetidos a uma avaliação médica veterinária, tratamento, vermifugação, vacinação e, quando maiores de seis meses de idade, são castrados, microchipados e liberados para adoção, após ressocialização.

Guarda responsável

A equipe do CVSA trabalha de forma a incentivar a guarda responsável, associada ao controle reprodutivo dos animais, ou seja, a esterilização de machos e fêmeas, por meio do serviço de castração animal, como método oficial de controle populacional.

Serviço
Feira de Adoção de Animais
Quando: sábado (3 de março), das 9 às 13 horas
Local: na praça Wolghano Netto (praça do Carone), Jardim da Penha

Voltar ao topo da página