Notícias

Jardim Camburi pode ganhar novo Centro de Convivência da Terceira Idade

Publicada em 22/03/2018, às 14h32

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
DOAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO CCTI JC_21.03
Projeto arquitetônico elaborado por empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufes foi apresentado na sala de reuniões anexa ao gabinete
Diego Alves
DOAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO CCTI JC_21.03
Prefeito Luciano Rezende e secretários Iohana Kroehling e Fabrício Gandini receberam o projeto arquitetônico do CCTI

Antes, um desejo dos idosos e uma lei que destinava um novo espaço para eles. Agora, já com um projeto arquitetônico. Assim, o novo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim Camburi está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A solenidade de apresentação aconteceu nesta quarta-feira (21), na Prefeitura de Vitória.

O projeto foi elaborado pela Archipolis Júnior, uma empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), numa parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Jardim Camburi (Amojac).

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que as políticas públicas para a terceira idade são exemplares. "Trabalhar para uma melhor qualidade de vida para os nossos idosos é muito importante. Uma cidade preparada para a terceira idade é uma cidade humanizada. E se a cidade melhora para o idoso, acaba beneficiando todo mundo. Recebemos o projeto arquitetônico com muito carinho, e o nosso esforço é que ele já seja transformado em projeto executivo", disse o prefeito.

Parceria

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, lembrou que a lei para a destinação do espaço no bairro foi elaborada por ele enquanto vereador. "Fico honrado de receber na Prefeitura o projeto de algo que foi começado lá atrás. É muito importante ver essa parceria de universitários com a associação de moradores, que juntos pensaram num bem para o coletivo. Demos um passo importantíssimo, pois, tendo um projeto em mãos, fica muito mais fácil quando tivermos a oportunidade de captação de recursos", disse.

Convivência

A secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, destacou a importância da iniciativa. "Esse projeto está sendo um grande presente para a Assistência Social de nossa cidade. Os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI´s) favorecem a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social", disse.

Projeto

Quem apresentou o projeto arquitetônico foi a gerente de projetos da Archipolis Júnior, Julia Schunck. Ela contou que o espaço foi pensado juntamente com a terceira idade de Jardim Camburi, levando em consideração o Plano de Desenvolvimento Urbano (PDU) da cidade. "Além de pesquisar o que está previsto na política nacional sobre esse tipo de espaço, tivemos um olhar para o que é funcional e desejo dos idosos da região. Por exemplo, o espaço de eventos foi uma demanda deles", disse.

O presidente da Amojac, Jair Filho, agradeceu a parceria com a empresa júnior da Ufes. "Foi uma oportunidade muito boa, pois aprendemos muito com eles. Nossa ideia é buscar cada vez mais parcerias para que possamos ajudar as pessoas de nosso bairro e cidade".

Como participar

Vitória conta com quatro CCTI´s: Jardim da Penha, Jardim Camburi, Maria Ortiz e Centro. Para participar, as pessoas devem ter mais de 60 anos de idade e morar em Vitória. 

Nos espaços, são desenvolvidas atividades de formação cidadã, culturais, esportivas e recreativas, que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos.


Voltar ao topo da página