Notícias

Ipês-rosa embelezam vias e são atração em vários pontos da capital

Publicada em 23/08/2019, às 15h44

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Ipê-rosa
Ipê-rosa embeleza a Praça do Cauê (ampliar)

Os ipês-rosa já desabrocharam na cidade e viraram atração para moradores e turistas. Eles aparecem com mais frequência nestes pontos: Praça do Cauê, Jardim da Penha, avenidas Vitória, Américo Buaiz e Rio Branco e rodoviária, por exemplo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) aponta que, das árvores plantadas na capital, 2.664 são ipês (Handroanthus heptaphyllus) das mais variadas cores e espécies, segundo levantamento do Geoprocessamento.

O ipê-rosa, o mais conhecido, é a terceira árvore mais plantada na capital, com 1.871 espécies, seguido do roxo (401), branco (277) e amarelo (115).

"O ipê é uma árvore que oferece sombra, tem manutenção fácil para o clima da cidade e ainda embeleza todos os pontos onde está plantado", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Paisagismo

"A beleza da planta faz com que ela seja utilizada como árvore de paisagismo em diversas partes do Brasil e apresenta todas as características para ser uma árvore urbana. É nativa da flora brasileira e costuma ter árvores adultas que variam entre 10 e 20 metros de altura", informa Zouain.

Divulgação Semmam
Ipê-rosa
Ipê também já floresceu em Jardim da Penha (ampliar)

Primavera

A gerente de Áreas Verdes em exercício, Patrícia Schultz Hoffman, ressalta que, quando se vê um ipê florido, sabe-se que a primavera está próxima, já que a maioria dos ipês floresce no final do inverno ou no começo da primavera.

"Quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos. Primeiro o roxo e o rosa, depois o amarelo e, por último, o branco. As flores caem durante uma semana, forrando o chão com a cor característica da árvore".

A influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução. Neste ano, as primeiras flores começaram a despontar logo no início de junho e já podem ser vistas floridos em vários pontos da cidade.


Voltar ao topo da página