Notícias

Internet gratuita: rede Vitória Online já conta com quase 74 mil inscritos

Publicada em 10/02/2018, às 08h00

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Placa indicativa de Área de Internet Livre
Pontos para internet gratuita do Vitória Online estão espalhados por vários pontos de Vitória

Em Vitória, moradores e turistas têm sinal de internet gratuita em 220 pontos, distribuídos em todas as regiões da cidade. Isso é possível por meio da rede wi-fi Vitória Online, que, neste mês, já contabiliza 73.837 usuários inscritos. A média é de 70 mil conexões diárias. 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou os números e destacou que a ferramenta vai ao encontro da cidade inteligente. "É um número espetacular. Nós vamos investir ainda mais na cidade inteligente, porque ela utiliza a tecnologia disponível para fazer mais com muito menos recursos e ajudar as famílias mais necessitadas. O computador saiu da mesa e foi para a mão das pessoas. Cada vez mais as pessoas têm acesso ao celular e essa é uma tendência que vai crescer".

O secretário interino de Gestão, Planejamento e Comunicação, Márcio Passos, responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, explica que o principal benefício que o Vitória Online traz é a inclusão digital. "Percebemos que estamos no caminho certo, o de dar a possibilidade que as pessoas estejam cada vez mais conectadas, e assim, facilitar a vida dos cidadãos de Vitória", disse.

"Tenho orgulho de constatar que, antes, o morador tinha que se deslocar até os órgãos públicos para ter acesso aos serviços e, hoje, a partir do Vitória Online, ele pode utilizar a internet gratuita para, por exemplo, matricular seu filho na escola ou agendar consultas médicas", disse.

Como funciona

A conexão à rede sem fio pode ser feita por computadores de mesa, notebook, telefone ou qualquer equipamento que tenha conexão do tipo wi-fi.

O usuário, ao abrir o dispositivo, deverá localizar a rede VitoriaOnline. Basta fazer um cadastro para entrar no sistema. Ao abrir o navegador, o internauta será direcionado para a página contendo o Termo de Permissão de Uso, que garantirá o acesso livre à internet, após o aceite do usuário.

Qualidade da transmissão

Por se tratar da tecnologia wi-fi, os usuários precisam estar no raio de alcance da antena. A tecnologia é similar à usada nas residências e nos escritórios. Por isso, há uma limitação no alcance do sinal, de forma que, para ter a melhor qualidade, é necessário que a pessoa consiga ver o rádio. Já para a pessoa que está mais longe ou atrás de objetos densos, pior será a qualidade do sinal.


Voltar ao topo da página