Notícias

Instrumentarte ensina congo para crianças em duas escolas da rede municipal

Publicada em 17/08/2017, às 16h18

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Instrumentarte
Crianças aprendem a arte do congo e têm mais contato com essa importante manifestação cultural do Estado
Divulgação Semc
Instrumentarte
Sagrilo tem a missão de ensinar as crianças a tocar o congo

Preservar, valorizar e fomentar a cultura popular através de uma das mais importantes manifestações culturais do Espírito Santo, o congo, são os objetivos do projeto "Instrumentarte – Ensino de Congo nas Escolas", que retomou suas atividades nesta quarta-feira (16), dentro das ações do Circuito Cultural.

Em 2016, as aulas aconteciam apenas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras. Este ano, além dessa unidade, as oficinas também ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, em Antônio Honório. O objetivo é que os alunos que começaram a aproximação com o universo do congo na educação infantil deem continuidade ao aprendizado no ensino fundamental.

"Estamos desenvolvendo o conceito de dar continuidade à relação dessas crianças com a cultura popular daquele local, e assim, fortalecer o congo mirim pelo viés da banda de congo Panela de Barro e, consequentemente, com as outras bandas do município", disse Lena Côgo, coordenadora do projeto Circuito Cultural.

Idealizado em 2004, o projeto "Instrumentarte" valoriza a identidade folclórica capixaba ao possibilitar que mestres e integrantes de bandas de congo ensinem essa arte musical aos alunos da educação infantil e fundamental da rede pública de Vitória. As ações serão coordenadas pelo mestre Valdomiro, da banda de congo Panela de Barro, e pelo artista Sagrilo, que também é responsável pela oficina “Ícones da Cultura Capixaba”.

Circuito Cultural

O projeto Circuito Cultural oferece aos munícipes a oportunidade de conhecer os fundamentos de manifestações artísticas e culturais, por meio de diferentes linguagens e expressões culturais: artesanato, audiovisual, artes plásticas, cultura popular, dança, história, literatura, música, teatro, entre outras.


Voltar ao topo da página