Notícias

Inscrições para capacitação de voluntários da Defesa Civil nos últimos dias

Publicada em 18/06/2019, às 15h26

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Melissa Kunsch


Leonardo Silveira
Curso de Capacitação da Defesa Civil
"O objetivo é envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos", disse Jonathan Jantorno

As inscrições para o curso de capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), oferecido pela Defesa Civil de Vitória, estão nos últimos dias.

Moradores de Vitória interessados em ajudar a prevenir acidentes e desastres em áreas de risco e realizar os primeiros atendimentos em situações de emergência podem fazer as inscrições até a próxima segunda-feira (24).

As inscrições para capacitação dos voluntários podem ser realizadas por meio do formulário on-line. A previsão é de que o curso tenha início no dia 27 de junho, no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac). Ao todo, serão cinco módulos. As vagas são limitadas.

"Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil têm por objetivo envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sob a ótica da minimização dos desastres", explicou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

Atribuições

Após a conclusão do curso, os novos voluntários poderão atuar junto aos Nupdecs em ações preventivas e de monitoramento nas áreas de risco da capital, bem como auxiliar a Defesa Civil em situações de emergências, como sinalização e evacuação de áreas de risco, campanhas de doação, simulados de preparação para o desastre, acionamento dos órgãos públicos para o atendimento da ocorrência, entre outras atividades.

Programação

1º Módulo: Conhecendo a Defesa Civil e papel do voluntariado
Data: 27 de junho
Local: Auditório do Ciac
Horário: 18h30

2º Módulo: Risco geológico
Data: 11 de julho
Local: Auditório do Ciac
Horário: 18h30

3º Módulo: Risco estrutural
Data: 25 de julho
Local: Auditório do Ciac
Horário: 18h30

4º Módulo: Educação Ambiental e Fiscalização
Data: 8 de agosto
Local: Auditório do Ciac
Horário: 18h30

5º Módulo: Primeiros socorros e combate a incêndios
Datas: 17 de agosto e 24 de agosto
Local: Corpo de Bombeiros
Horário: das 9 às 13 horas


Voltar ao topo da página