Notícias

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Publicada em 22/03/2017, às 13h42

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Olimpíada Brasileira de Matemática
Instituições de ensino devem formalizar participação no site da Olimpíada Brasileira de Matemática

A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já está com inscrições abertas. As participações devem ser formalizadas pelas instituições de ensino até o dia 31 de março no endereço eletrônico da olimpíada.

Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A novidade deste ano é que a competição também será aberta a estudantes das escolas particulares.

A partir desta edição, a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação (MEC), será integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Isso deve aumentar o número de participantes na competição, que é considerada a maior olimpíada estudantil do mundo. Em 2016, 17,8 milhões de estudantes participaram e representaram mais de 47 mil escolas de 99,6% dos municípios brasileiros.

Capixabas na prova

Em 2014, foram 41 Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Vitória (Emefs) participando da olimpíada, com 12.292 alunos na 1ª fase da competição, contra um total nacional de 18.192.526 alunos de 46.711 escolas públicas (federais, estaduais e municipais) de 5.533 municípios.

Já em 2015, foram 43 Emefs, com 11.926 alunos na 1ª fase. Nesse ano, a Obmep registrou um novo recorde no número de escolas e municípios participantes. Estavam inscritas 47.582 escolas de 5.538 cidades (99,48% dos municípios de todo o país). O número de estudantes inscritos totalizou 17.970.745.

Lógica, raciocínio e criatividade

De acordo com Claudio Landim, diretor adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador nacional da Obmep, os estudantes que não se sentem muito confiantes nas disciplinas exatas podem ficar tranquilos.

"Essa olimpíada é concebida não para alunos que conheçam a matemática. Mas, ao contrário, visa despertar o interesse do aluno e mostrar que a matemática é muito mais ampla do que é ensinado na escola. A prova é concebida de modo que o aluno possa resolver as questões sem saber muito de matemática, só com um pouco de lógica, raciocínio e criatividade".

De acordo com ele, é justamente isso que tem ajudado a reverter certa dose de antipatia que muitos estudantes ainda nutrem pela disciplina. "Temos inúmeros casos de pessoas que descobrem vocação para área de exatas pela prova", disse.

As ações da Obmep vão além da prova e também têm foco na formação de alunos e professores, visando à solução de problemas. Isso porque, segundo Landim, "a grande missão da olimpíada é melhorar a qualidade do ensino da matemática nas escolas".

Provas

As provas são divididas em três níveis, levando em consideração o currículo escolar. São duas fases de competição: a primeira etapa será realizada em 6 de junho e, a segunda, em 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.

De acordo com o coordenador da olímpiada, o reconhecimento traz grandes estímulos aos participantes. "Vimos que o desempenho desses alunos melhora consideravelmente nos anos seguintes", afirma Landim.

Medalhas

Nesta edição, a regra de medalhas para os estudantes de escolas públicas da Obmep será a mesma. No total, serão entregues 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas. Já para os estudantes de escolas particulares, serão entregues 25 medalhes de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e até 5.700 menções honrosas.

Calendário da Obmep 2017
Inscrições: até 31 de março pela internet
Primeira fase: 6 de junho
Segunda fase: 16 de setembro
Saiba mais: http://www.obmep.org.br


Voltar ao topo da página