Notícias

Inscrições abertas para 3º Encontro Capixaba de Contação de Histórias

Publicada em 22/06/2018, às 11h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Encontro de contação de histórias
Contadores de histórias podem fazer inscrição para participar do Encontro Capixaba de Contação de Histórias e Narrativas

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) recebe, entre 8 e 11 de agosto, o 3º Encontro Capixaba de Contação de Histórias e Narrativas, que este ano tem o tema "Brasil & África".

O evento, idealizado pelo artista Fábio Perere, tem o objetivo de estimular as atividades relacionadas às narrativas dos dois países.

A programação irá incluir uma série de atividades voltadas para a contação de histórias, oficinas, atividades didáticas, além de uma visita cultural à comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro.

Inscrições

As inscrições para contadores de histórias interessados em participar do momento "Árvore da Vida", que acontecerá no dia 8 de agosto, estão abertas até 6 de julho. Eles devem solicitar "Formulário de inscrição" através do e-mail mucaneafricabrasil2018@gmail.com .

Após preencher a ficha, o interessado deverá reenviá-la junto com as seguintes informações e documentação:

  • documento pessoal obrigatório: cópia da Carteira de Identidade (frente e verso);
  • comprovante de residência atual (2018);
  • breve biografia do inscrito e atividades de narração de histórias desenvolvidas em 2016 e 2017, indicando locais, datas e tipo de atividade (encontros, festivais e narrativas);
  • nome da história que será apresentada no 3º Encontro Capixaba de Contação de Histórias e Narrativas “Brasil & África”, informando o título da narrativa e sua respectiva autoria. O texto deve atender diversos públicos (criança, adolescente e adulto). Cada narrativa poderá ter até 15 minutos e ter o recorte afrobrasileiro e/ou africano;
  • caso alguma narrativa seja apresentada integralmente e for de autor específico, será necessário anexar autorização do autor, com firma reconhecida em cartório. Se forem narrativas adaptadas da tradição popular oral, citar apenas “adaptação livre da história original” (nominando-a e sua fonte de pesquisa).

A documentação deve ser enviada digitalizada, em formato PDF e tamanho até 2 MB. Serão selecionados 30 contadores de histórias. Todos receberão um certificado de participação no evento. O resultado será divulgado no dia 20 de julho. 

Divulgação Semc
Encontro de contação de histórias
Mucane vai receber o evento entre os dias 8 e 11 de agosto
Programação

8 de agosto, quarta-feira
Momentos “Árvore da Vida”, com contadores de histórias locais, e “Toque de Mestre”

9 de agosto, quinta-feira
Momentos “Segredos da Narrativa”, com oficinas e atividades didáticas com educadores, acadêmicos e técnicos de áreas afins, e “Contar História: uma Arte sem Idade”, com contadores de histórias nacionais.

10 de agosto, sexta-feira
Momentos “Segredos da Narrativa”, com oficina e atividade didática com educador, e “Terreiro de Histórias”, com contadores de histórias convidados.

11 de agosto, sábado
Momento “Visita Cultural à Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim-ES”.

Edital

O evento é um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), ano 2017/2018, Categoria II - Ação Cultural, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).


Voltar ao topo da página