Notícias

Índice de aprovação escolar nas escolas municipais é de mais de 92%

Publicada em 11/01/2019, às 15h06 | Atualizada em 11/01/2019, às 15h41

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
COLÉGIO EMEF IRMÃ JACINTA SOARES DE SOUZA LIMA
Escolas municipais registraram aumento no índice de aprovação escolar nos últimos três anos

O índice de aprovação escolar da rede de ensino de Vitória melhorou, consideravelmente, nos três últimos anos. Em 2018, a taxa de aprovação foi de 92,8%, superando os resultados de 2016 e 2017: 89,4% e 91,6%, respectivamente.

Isso significa que, dos 26 mil alunos do ensino fundamental da capital, mais de 24 mil foram aprovados. O crescimento foi registrado tanto nos anos iniciais quanto nos finais. Os dados integram o relatório de rendimento escolar, elaborado com base nas informações do Sistema de Gestão Escolar (SGE) da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O objetivo do relatório é acompanhar o número de aprovações, reprovações e desistências para melhorar a aprendizagem dos alunos. 

O bom resultado é fruto do trabalho coletivo realizado pelas unidades de ensino e equipe técnica da Seme que atua no apoio às escolas, a fim de construir o melhor aprendizado dos estudantes e, consequentemente, melhores índices de aprovação.

Melhora da aprendizagem

"Melhorar os índices de aprendizagem em nossas escolas não exige receitas prontas nem fórmulas mágicas. A experiência tem nos mostrado que a adoção de diferentes estratégias na gestão do trabalho pedagógico é capaz de gerar mudanças que, mesmo que pequenas, conseguem melhorar o nível de aprendizagem dos estudantes", disse a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar.

"Elaboramos o relatório de rendimento a cada trimestre e, ao final do ano letivo, como instrumento de informação, a gestão usa para subsidiar a formulação, implantação, monitoramento e avaliação, visando à melhoria contínua no ensino dos alunos da rede municipal de Vitória", disse a gerente de Planejamento e Avaliação da Educação, Ritamara Apolinário.

Redução da taxa de reprovação

O índice de reprovação apresentou uma queda de 3,5%, num comparativo dos três últimos anos. Em 2018, por exemplo, a taxa foi de 1,1%, menor que o ano de 2017: 2,4%.

Região

Outro dado interessante é que, das nove regionais de Vitória, sete apresentaram melhora contínua nas taxas de aprovações.

Inovações

"Nas escolas que conseguiram melhorar seus resultados, verificamos que foi por meio do trabalho colaborativo do projeto formativo específico da unidade escolar. Por exemplo, intercâmbio pedagógico com foco nos diferentes percursos educativos e realização da avaliação diagnóstica para que professores consigam planejar com foco na aprendizagem dos estudantes", pontuou Janine Mattar.

Ela ainda acrescentou: "A inovação na forma de organização dos espaços-tempos, como a implementação das salas-ambiente, o fortalecimento da relação família e escola, assim como a participação em ações de formação continuada para compartilhamento das experiências entre as equipes docentes, entre muitas outras ações, contribuíram para esse resultado".


Voltar ao topo da página