Notícias

Inclusão Produtiva: oficina de doces ajuda a gerar renda neste verão

Publicada em 11/01/2019, às 14h03

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Cajum Bela Vista
Serviço de Inclusão Produtiva está promovendo oficina de doces no Cajun Bela Vista
Guiomedce Paixao
Cajum Bela Vista
Alunos estão aprendendo as receitas e também recebendo informações sobre manuseio de alimentos e empreendedorismo

As vagas para a oficina "Doces Práticos", iniciada nesta sexta-feira (11) no Cajun Bela Vista, esgotaram-se rapidamente, e a turma está ávida para aprender as técnicas, executar as receitas e vender a produção para moradores e turistas de Vitória, aproveitando a temporada de férias. A atividade é oferecida pelo Serviço de Inclusão Produtiva (SIP). 

Além de variadas receitas de brigadeiro gourmet, palha italiana e brownie, integram o programa do curso informações sobre apresentação do produto, boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, precificação e empreendedorismo.

A instrutora é Sabrina Zappi, profissional confeiteira há 11 anos. "Há mercado para todos em confeitaria. É preciso ter persistência e dedicação e fazer um trabalho de formiguinha até consolidar o nome e fazer sucesso", aconselhou.

Fonte de renda

"Nós já fazemos trufas para vender e queremos fazer mais doces para ampliar as vendas", disse Wendel Rebuli da Silva. Ele é sócio de Ana Lívia Soares Rocha, que também está matriculada. "A venda dos doces é uma importante fonte de renda para nós", disse.

"A ideia do curso é esta: que as pessoas possam chegar em casa, produzir e vender, aumentando as possibilidades de ocupação e renda na família", explicou a assessora técnica do Serviço de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Alessandra Mara dos Santos.

Projeto piloto

A turma faz parte de um projeto piloto que tem como objetivo aproximar o Serviço de Inclusão Produtiva dos equipamentos da Semas. "É a primeira oficina da Inclusão Produtiva que se realiza em um Cajun e já temos outra oficina programada para Resistência", anunciou Alessandra Mara.

A próxima turma será formada por famílias acompanhadas pelo Cras Judite Francisca Venâncio da Silva e a oficina acontecerá entre os dias 28 deste mês e 1º de fevereiro. O curso será oferecido em parceria com o movimento Resistência em Foco para atender os moradores dos bairros Conquista, São Pedro 5, Nova Palestina e Resistência. As inscrições serão realizadas nos dias 14, 15 e 16.

Como todos os cursos da Inclusão Produtiva, todo o material é fornecido pela Semas gratuitamente e os alunos que comparecerem a 85% das aulas receberão certificado.

Serviço

Oficina "Doces Práticos" para famílias acompanhadas do Cras Resistência - Judite Francisca Venâncio da Silva

  • Inscrição: dias 14, 15 e 16 de janeiro
  • Local das inscrições: Unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro - rodovia Serafim Derenze, 4684, São José (ao lado do PA). Tel: 3233-8211
  • Período do curso: de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019
  • Local do curso: Cras de Resistência, território São Pedro II - rua Tancredo Neves, 79, Resistência (em frente à Igreja Presbiteriana). Tel: 3225-2713/2965
Guiomedce Paixao
Cajum Bela Vista
Objetivo do curso é permitir que as pessoas conquistem uma nova fonte de renda
Guiomedce Paixao
Cajum Bela Vista
Alessandra Mara dos Santos destacou que o curso está aproximando o Serviço de Inclusão Produtiva dos equipamentos da Semas

Voltar ao topo da página