Notícias

Idosos têm orientações sobre infecções sexuais e fazem testes em US de Conquista

Publicada em 18/09/2018, às 18h25 | Atualizada em 19/09/2018, às 12h50

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
US Conquista
Idosos do grupo de terceira idade "Vem Viver" realizaram testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV (que é o vírus da Aids) e das hepatites B e C
André Sobral
US Conquista
Diretor da US, Rodrigo Bouback, apresentou aos idosos a oferta de exames que os idosos podem realizar no local

Os idosos do grupo de terceira idade "Vem Viver", da Unidade de Saúde de Conquista/Nova Palestina, receberam orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), na tarde desta terça-feira (18). O grupo também realizou testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV (que é o vírus da Aids) e das hepatites B e C.

"Normalmente, as demandas de saúde da pessoa idosa não estão relacionadas a IST´s. Por isso, aproveitamos o momento para falar desse assunto e apresentar essa oferta de exames aos quais eles também têm direito", explicou o diretor da US, Rodrigo Buback.

Martha Beatriz Santos Machado, diretora do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis de Vitória, ressaltou que o preconceito não pode impedir uma pessoa de realizar o exame. "O vírus não vê idade, classe social ou estado civil. Além disso, a pessoa pode adquirir a doença por contato com sangue contaminado em transfusão de sangue ou uso de materiais contaminados, por exemplo", explicou.

Cuidados com a saúde

Inocência Marques dos Santos, 81 anos, moradora de Nova Palestina, realizou pela primeira vez esse tipo de exame e aprovou a ação. "É importante cuidar da saúde".

Miguelina Conceição, 69, também fez o exame sem receios. "Eu cuido da minha saúde, vou ao médico, tomo meus remédios, então foi muito tranquilo fazer esse exame".

Treinamento

Durante a ação, as técnicas de laboratório da US puderam aprender como funciona o teste rápido e como orientar o paciente quando o resultado der positivo. 

Juliana Valério Martins foi uma delas. Acostumada a colher sangue para esse tipo de exame, ela ressaltou a rapidez do resultado com o ponto positivo do teste rápido. "O resultado de um exame de sangue pode demorar cinco dias, gerando ansiedade no paciente. Assim, um teste cujo resultado demora 10 minutos é muito bom para quem faz o exame", afirmou.

Testes rápidos

Todas as 29 unidades de saúde de Vitória realizam testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV e das hepatites B e C, orientando sobre a prevenção e sobre os tratamentos. Por mês, as unidades realizam juntas, em média, 1,8 mil testes rápidos para essas infecções.

Vitória possui ainda o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória). Mais informações pelos telefones (27) 3132-5108 e 3132-5109.

André Sobral
US Conquista
Inocência Marques realizou pela primeira vez esse tipo de exame e aprovou a ação
André Sobral
US Conquista
Miguelina Conceição também fez o exame sem receios: "Eu cuido da minha saúde"

Voltar ao topo da página