Notícias

Idosos mostram vitalidade e protagonismo em manifestação contra violência

Publicada em 13/06/2017, às 18h18 | Atualizada em 21/06/2017, às 13h58

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


André Sobral
DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Ato público em frente à Assembleia teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a violência contra os idosos
André Sobral
DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Ação foi realizada em função do Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho)

Quem passou em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na Enseada do Suá, na tarde desta terça-feira (13) encontrou música, teatro e uma grande concentração de pessoas de todas as idades. Era o ato público antecipando as ações do Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho). A escadaria da Ales ficou cheia e os idosos participantes deram um show de vitalidade e otimismo.

Como Dejanira Messias Andrade, de 86 anos, que nada em mar aberto todos os dias, viaja muito e faz bordados, como voluntária, para organizações assistenciais. "A vida é muito boa em qualquer idade. Quem tem saúde, não importa a idade, pode continuar ativa, dirigindo a própria vida, sem depender de ninguém", ensinou ela, que é vegetariana há 40 anos.

Já Zilda Vieira, de 77 anos, participa de banda, canta, faz teatro e rema todos os sábados na Praia da Costa e, mesmo sentindo dores após colocar uma prótese na perna, fez questão de participar. "Estou aqui para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de amar e respeitar os idosos e denunciar qualquer tipo de violência, especialmente a praticada contra os enfermos", disse.

A ação foi realizada pela OAB-ES, Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Região Metropolitana, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos de Vitória, Centro de Convivência para Terceira Idade (CCTI) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), reunindo organizações voltadas para a defesa dos direitos da pessoa idosa dos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi).

Reivindicações

Logo no início da tarde, os idosos foram recebidos na Assembleia pelos deputados, que receberam algumas reivindicações deles. "Precisamos de espaços mais estruturados e servidores mais qualificados para atender os idosos em todo o serviço público. Por exemplo: só há uma Delegacia Especializada em Pessoa Idosa no Estado e precisamos de mais estrutura para o Núcleo da Pessoa Idosa da Defensoria Pública", disse a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Vitória, Germânia Maria Freire de Menezes.

A principal preocupação dos organizadores é com o grande número de denúncias de violência contra os idosos. No ano passado, em todo o Estado, foram 2.451 casos registrados. "A violência é maior do que os números mostram, porque nem toda violência é notificada", disse Germânia.

No Brasil, em 2016, mais de 32 mil idosos sofreram algum tipo de violência no Brasil, segundo o Disque 100, o canal que recebe denúncias de violação de direitos da população.

Segundo o Disque 100, mais de 70% das denúncias são relativas à negligência: deixar o idoso dependente sozinho; não providenciar os alimentos ou medicamentos necessários, entre outras falhas nos cuidados com a pessoa que tem limitações. Outros tipos de violência são abuso financeiro e patrimonial, violência psicológica e física.

Denúncias

Para denunciar violações de direitos das pessoas idosas, os cidadãos podem ligar:

Disque 100
Delegacia de Atendimento e Proteção às Pessoas Idosas: 3227-9545
Conselho Municipal do Idoso (Comid): 3382-6178
Centro de Referência Especializado de Assistência Social: Creas Centro - 3132.8065 / Creas Maruípe - 3233.3420 / Creas Bento Ferreira- 3132.1719

André Sobral
DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Zilda destacou a importância de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de amar e respeitar os idosos
André Sobral
DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Escadaria da Ales ficou cheia e os idosos participantes deram um show de vitalidade e otimismo

Voltar ao topo da página