Notícias

Idosos e jovens apresentam talentos para familiares no Nispi de Santo Antônio

Publicada em 10/05/2019, às 09h53

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Cada um tem o seu talento Nispi
Divulgação Semas
Cada um tem o seu talento Nispi

Com a temática "Cada família tem seu talento", o Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) de Santo Antônio promoveu atividades para atendidos, familiares e amigos nesta quinta-feira (9). 

A ação, que contou com a parceria do Projovem do Cras de Santo Antônio e da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) do território, teve como objetivo apresentar aos presentes as aptidões da terceira idade, como no artesanato e no teatro. 

Maria Nazaré Monteiro dos Santos, de 73 anos, fez parte da apresentação de teatro, que tinha na plateia as  filhas Ivone Monteiro dos Santos, 53, e Isalane Monteiro dos Santos, 48, e seu neto cão. "Minha família é meu tudo. Por morarmos pertinho, elas cuidam muito bem de mim", comentou Maria José.

"Damos sempre o suporte necessário para ela. Levamos ela ao médico quando precisa", disse Ivone.

Afeto

Matheus Santana, 14, participa do Projovem e foi prestigiado pela avó, Maria do Carmo Alves Batista, 65, e pela tia Maria José Santana, 55. 

"Ele é meu primeiro neto, meu chamego. Representa tudo na minha vida. Tenho muito carinho e gratidão por tudo que ele é nas nossas vidas. Mora conosco desde que ele era pequeno. Meu neto é muito esforçado, gosta muito de ler e desenhar", comentou Maria do Carmo, que também recebeu os elogios do neto:

"Minha avó e minha tia apoiam muito minhas decisões e escolhas. Quando segui os cursos de biologia e edificações, elas me apoiaram. Trocamos muito afeto e carinho em casa".

Maria José define o que é família: "Para mim, família é muito mais do que podemos imaginar. É um presente de Deus. É um passado dos nossos antepassados e é um futuro de esperança para todos nós".

Respeito

"Achei bem interessante a dinâmica do teatro: 'Inversão dos papeis'. Gostei bastante da experiência para ver como os idosos se sentem. Devemos sempre respeitar, dar carinho e afeto para eles. Falta muito isso na juventude", ponderou Nawnna Costa dos Santos, 14.

Integração

"Um dos temas que o Projovem está trabalhando este mês é a afetividade, tanto dos idosos com adolescentes, como dos adolescentes com os idosos. Queremos fortalecer esses vínculos. Por meio dessa atividade, eles vão para casa com uma nova percepção, um olhar diferenciado. Que cada um, com amor, possa contribuir para sua família com harmonia e respeito", disse Mara Marçal, educadora social do Projovem/ Cras de Santo Antônio.

"A nossa proposta foi promover uma integração familiar, intergeracional e comunitária entre os idosos do Nispi Santo Antônio, grupos de convivência de Santo Antônio e São Pedro e Projovem. A ação, através das apresentações dos talentos inerentes às pessoas, reforça a convivência e o prazer de fazer parte de um grupo, onde a empolgação, a alegria e a motivação foram os pontos fortes", disse a coordenadora local dos Núcleos de Integração Social para a Pessoa Idosa, Jizelly Sacht Damascena Gomes.


Voltar ao topo da página