Notícias

Idosos deram show de alegria, vitalidade e irreverência no ano passado

Publicada em 04/01/2018, às 08h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
9º ENCONTRO DE TEATRO DA PESSOA IDOSA
Encontro de Teatro da Pessoa Idosa teve como tema "Os 100 anos de história do Samba" e agitou o auditório da PMV

As festas mais animadas, as manifestações com maior número de participantes e as eleições mais disputadas nos equipamentos da Prefeitura de Vitória são as protagonizadas pelos idosos. Para esses cidadãos participativos, a Prefeitura de Vitória criou o Núcleo de Interação Social da Pessoa Idosa (Nispi) Carlos Moreira dos Santos, no Jaburu, em agosto, e obteve a reforma do prédio do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) do Centro, avariado após as chuvas fortes em abril.

Protagonistas, eles se concentraram em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo, no dia 13 de junho, para denunciar a violência contra os idosos. A escadaria ficou cheia e os participantes deram um show de vitalidade e otimismo no ato para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.

Também compareceram em peso na eleição e na posse dos novos membros do Conselho Municipal do Idoso (Comid).

André Sobral
Membros do Coral cantando
Encontro de Corais foi iniciado há 10 anos para promover a integração entre os participantes dos corais dos centros de convivência

Música

Talentosos, eles deram um show na 10ª edição do Encontro de Corais. O evento levou cerca de 800 pessoas ao auditório da Prefeitura de Vitória, com apresentações de Música Popular Brasileira (MPB), sucessos internacionais e temas eruditos.

Pelo palco passaram os corais dos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s) do Centro, Jardim da Penha, Maria Ortiz e de Jardim Camburi, da Arcelor Mital, da Amizade (Cariacica), Sinfônico (Fames), Igreja de São Pedro, Federação Espírita, Colégio UP, Vale Música e Igreja Batista da Praia do Canto.

O Encontro de Corais foi iniciado há 10 anos para promover a integração entre os participantes dos corais dos CCTI's, estimular a atividade e possibilitar a troca de experiências com coristas de diferentes tradições. "Chegamos à décima edição com muito entusiasmo", conta a coordenadora do CCTI de Maria Ortiz, Penha Norbin.

Já os Encontros de Todos os Ritmos - foram duas edições neste ano - reúnem bandas dos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s). A cada ano, aumentam a qualidade das músicas, a alegria e o entusiasmo dos idosos que frequentam os espaços municipais. O evento reúne as bandas Som Maior (CCTI Centro), 6.0 (CCTI Jardim Camburi), Grupo de Congo União (CCTI Maria Ortiz) e Percussão (CCTI Jardim da Penha).

O evento é o resultado das oficinas de música que acontecem em todos os centros de convivência. E os encontros promovem a integração dos participantes de diferentes centros, elevam a autoestima dos idosos, divulgam talentos que foram descobertos na terceira idade e proporcionam um momento de lazer bastante prazeroso para todos.

Teatro

Em outubro, o 9º Encontro de Teatro da Pessoa Idosa teve como tema "Os 100 anos de história do Samba". Reunindo música, teatro e idosos, o resultado foi o público cantando, dançando e aplaudindo de pé cada apresentação no auditório lotado da Prefeitura. "Esse encontro é de arte e cultura, teatro e música, mas também de carinho, animação e intercâmbio entre os atores, os grupos da terceira idade e todos que apreciam o teatro e a vida", disse o idealizador do Encontro de Teatro, Ronaldo Ferreira.

Para ele, o evento é uma prova de que é possível os idosos estarem no palco, desenvolvendo seus talentos e criatividade. "E queremos que vocês inspirem outros idosos a participarem de nossos serviços nos CCTI´s", convidou.


Voltar ao topo da página