Notícias

Guardas municipais são homenageados durante entrega de novas viaturas

Publicada em 01/11/2017, às 15h26 | Atualizada em 01/11/2017, às 15h26

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Agentes da Guarda Municipal receberam bótons de honra ao mérito por atuação durante a paralisação da Polícia Militar
Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Prefeito Luciano Rezende entregou os bótons de homenagem aos agentes da Guarda Municipal

Os agentes de proteção comunitária e de trânsito da Guarda Civil Municipal foram homenageados, no final da manhã desta quarta-feira (1º), pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, pelo trabalho realizado durante o mês de fevereiro deste ano, durante a paralisação da Polícia Militar.

Os agentes presentes receberam um bóton de honra ao mérito. A homenagem ocorreu durante a entrega das novas sete viaturas da Guarda, que estão maiores e mais equipadas do que as anteriores. O prefeito ressaltou o trabalho dos agentes e lembrou que sempre foi a favor da criação da instituição enquanto ainda era vereador.

"Sempre busquei a segurança pública como prioridade de governo, com total integração com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Por isso, incentivei a criação da Guarda, enquanto isso ainda era discutido pela cidade, e depois também fui a favor do armamento para os agentes. Nós precisamos fazer uma reflexão sobre a importância da Guarda e o papel dessa instituição tão importante para a cidade", disse.

Para o secretário, o reconhecimento do trabalho não é somente pelo período de fevereiro, mas também pelo trabalho diário. "Homenageamos os agentes de trânsito e de proteção comunitária pelo trabalho realizado não só no período de fevereiro, mas também pelo serviço diário, em que o agente está em benefício da cidade, faça chuva ou faça sol". 

Fundo de Segurança

Fronzio Calheira ressaltou ainda que parte do recurso para a compra das viaturas veio do Fundo de Segurança, responsável por repassar parte do dinheiro arrecadado pelo sistema rotativo e pelas fiscalizações. "O fundo é responsável por criar recursos para a compra de parte destas viaturas. É um ganho desta gestão, mas ele ficará em benefício da Guarda, trazendo melhores condições de trabalho para os nossos agentes".

Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Solenidade em frente ao Palácio Municipal marcou a entrega das novas viaturas da corporação
Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Entrega dos novos veículos foi feita pelo prefeito e pelo secretário Fronzio Calheira

Novas viaturas

Derivadas da picape Oroch, da Renault, as viaturas receberam uma estrutura metálica que cobre toda a caçamba e possuem um cofre humanizado, com exaustor e iluminação. Os veículos também possuem sensor de ré e a chamada "luz de beco", uma lanterna elevada que permite aos agentes emparelhar lateralmente o carro e iluminar cantos escuros.

Além das melhorias mecânicas, as novas viaturas também possuem a maior parte da identidade visual da corporação pintada diretamente na lataria, o que vai diminuir o desgaste das cores diante da ação do sol. Nas antigas viaturas, as cores eram apenas plotadas por meio de adesivos, que, com o tempo, desbotavam e eram mais frágeis a arranhões.

"O agente tem que estar bem visível para oferecer a sensação de segurança à população, que cobra a ostensividade das forças de segurança", ressaltou o secretário Fronzio Calheira.

Visualização

Com o novo modelo, o sistema audiovisual das viaturas está mais potente, segundo o agente Edmar Batista Santos, responsável pelo controle da frota da Guarda. "Os leds do giroflex estão mais potentes, assim como aquele flash de luz branca que indica a presença de uma viatura. Esse aparato melhora a visualização do veículo por parte dos moradores e indica a presença da guarnição, aumentando a segurança", disse.

Matéria relacionada

Vitória é a segunda capital mais segura do Brasil

Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Novas viaturas vão garantir mais segurança e conforto para os agentes durante as rondas na cidade
Diego Alves
Entrega dos botons e 07 viaturas a guarda civil
Novas viaturas possuem a maior parte da identidade visual da corporação pintada diretamente na lataria

Voltar ao topo da página