Notícias

Guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação para crianças nas praias

Publicada em 10/01/2017, às 14h40

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Pulseiras que os salva-vidas distribuem para as crianças
Guarda-vidas distribuem pulseirinhas coloridas para as crianças nas praias de Vitória, como na Curva da Jurema
Carlos Antolini
Pulseiras que os salva-vidas distribuem para as crianças
Crianças com pulseiras de cor diferente da área de atuação do guarda-vida são encaminhadas para o posto de cor correspondente

Com as praias lotadas neste verão, o cuidado com as crianças deve ser redobrado para que não haja desencontros e sumiços repentinos. No intuito de evitar que os pequenos se afastem demais da presença dos pais, os guarda-vidas de Vitória distribuem pulseiras coloridas da mesma cor das bandeiras dos pontos de Salvamar.

Crianças com pulseiras de cor diferente da área de atuação do guarda-vida são encaminhadas para o posto de cor correspondente e, assim, de volta para a barraca dos pais.

A distribuição de pulseiras de localização é uma prática adotada desde o verão de 2014, com o objetivo de localizar os menores perdidos dos seus pais. Cada posto tem uma cor específica, identificada por meio de uma bandeira colorida.

Ao todo, são seis diferentes cores. Com o sistema, o trabalho de localização de crianças perdidas é facilitado, já que essa é a principal ocorrência atendida pelos guarda-vidas de Vitória.

Aumento de casos nos finais de semana

Para o coordenador do Salvamar, Klaussos Kal Martins, o simples fato de estar próximo de um posto de guarda-vidas pode evitar um problema maior. "Nos finais de semana do verão, recebemos mais de 30 casos por dia de crianças perdidas, por isso é importante que os pais ou responsáveis procurem praias e locais que possuem os postos de Salvamar. Só isso já garante maior segurança contra afogamentos e casos de sumiços repentinos", disse.

Reforço na equipe

O serviço de Salvamar de Vitória está presente em 14 postos distribuídos nas praias de Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi. Para o reforço de verão, foram contratados mais 42 profissionais, totalizando 72 guarda-vidas, que atuam diariamente das 8 às 18 horas nos principais pontos de concentração de banhistas.

Carlos Antolini
Pulseiras que os salva-vidas distribuem para as crianças
Carlos Antolini
Pulseiras que os salva-vidas distribuem para as crianças

Voltar ao topo da página