Notícias

Guarda Municipal realizou mais de 200 atendimentos em uma semana

Publicada em 13/02/2017, às 15h54

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Guarda Municipal
Guarda Civil Municipal realizou cercos táticos com a Força Nacional de Segurança
Divulgação Guarda
Perseguição da Guarda em Camburi
Guarda atendeu a mais de 200 ocorrências, como a do roubo de uma caminhonete que resultou em colisões e prisão em Camburi

A última semana foi difícil para todos os capixabas. Contudo, em meio a tantos casos de violência, a Guarda Civil Municipal de Vitória esteve presente o tempo todo nas ruas - 24 horas por dia - para dar mais segurança aos moradores. Ao todo, foram realizados 220 atendimentos, desde a última segunda-feira (6).

As ocorrências foram diversas, incluindo visitas tranquilizadoras a pessoas que vivenciaram algum evento violento e até mesmo perseguições. Entre as ocorrências, as mais recorrentes foram as abordagens a suspeitos e averiguações, mas também foram atendidos 18 casos de roubos e oito de furto.

Os agentes atenderam ainda a cinco casos de invasão de domícilio e dois de propriedade, além de outros quatro casos de disparo de arma de fogo e um de porte ilegal de arma. Nesse período, também foram recuperados pela Guarda cinco veículos roubados.

Apoio

Os atendimentos da Guarda Municipal também incluíram ações de apoio a serviços de utilidade pública, principalmente os de pronto-socorro. Foram realizadas diversas escoltas de ambulâncias do Samu, de unidades de Pronto-Atendimento de Vitória e do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria.

Guarda Municipal
Guarda Municipal
Agentes da Guarda realizaram rondas em pontos estratégicos de Vitória
Guarda Municipal
Guarda Municipal
Agentes de trânsito da Guarda Municipal também foram distribuídos em regiões estratégicas

Patrulhamento

O patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal, normalmente feito por meio de rondas, foi ampliado e passou a ser realizado também com cercos táticos nas ruas. Os bloqueios tinham como objetivo forçar a redução da velocidade dos veículos e permitir a abordagem de suspeitos.

As operações noturnas também foram realizadas em parceria com a Força Nacional de Segurança, o que ajudou a aumentar a efetividade dos pontos de bloqueio e os locais atendidos. As rondas tradicionais, a pé e em viaturas, foram mantidas em pontos estratégicos da cidade.

Os agentes de trânsito também foram convocados a permanecer em locais de visibilidade para orientar os motoristas e a repassar qualquer informação importante para os operadores da Guarda Municipal no Ciodes.

Principais ocorrências

Na última quinta-feira (9), a Guarda recuperou uma caminhonete S10 roubada de um policial civil, após uma perseguição pelas ruas de Vitória. O veículo tinha sido roubado na parte da manhã e, desde então, estava sendo procurado pela Guarda. O homem colidiu com quatro veículos na avenida Dante Michelini e tentou fugir a pé, mas foi capturado e detido pelos agentes da Guarda.

Na noite da quarta-feira (8), um homem foi detido suspeito de efetuar disparos de arma de fogo em Goiabeiras. Os agentes ouviram os tiros, foram verificar e se depararam com um grupo de 10 pessoas que reagiram disparando armas de fogo. Após troca de tiros e perseguição nas ruas e vielas do bairro, os agentes conseguiram prender um dos homens, que foi alvejado no braço direito.

Uma moto foi recuperada na noite da última terça-feira (7), após a Guarda abordar dois homens suspeitos em Jardim Camburi. Os homens circulavam pelo bairro em atitude suspeita e sem capacete. Além dessa moto, outras três também foram recuperadas nos dias anteiores.

Na noite de segunda-feira (6), um dos agentes flagrou um casal sendo vítima de assalto em Bento Ferreira e deu voz de prisão aos três homens envolvidos na ação criminosa. Um dos acusados reagiu e o agente efetuou um disparo, que atingiu um dos acusados na bacia. Os outros dois fugiram, e o homem foi encaminhado pela Guarda ao hospital São Lucas para atendimento médico.

Guarda Municipal
Guarda Municipal
Guarda Municipal
Guarda Municipal

Voltar ao topo da página