Notícias

Guarda Municipal realiza ação com dicas que previnem roubo de celular

Publicada em 22/06/2017, às 18h25

Por Vinícius Yungtay, com edição de Josué de Oliveira


Foto Divulgação
Agentes da Guarda Municipal orientando turista em frente à Estação Porto
Os agentes estarão nas ruas orientando a população para se prevenir contra os roubos

O furto ou roubo de celular são delitos comuns atualmente em médias e grandes cidades. A prática é identificada muita vezes como crime de ocasião, ou seja, quando o assaltante identifica uma oportunidade de subtrair um objeto de valor com facilidade. Por isso, a Guarda Civil Municipal de Vitória realiza neste sábado (24), e domingo (25), ações de orientação com dicas para evitar assaltos do tipo, principalmente em pontos de ônibus.

O objetivo é mostrar as pessoas que atitudes comuns, e até inofensivas, como teclar no celular em frente ao ponto, na verdade podem ser fatores de risco para um possível assalto.

Para as ações foram escolhidos alguns pontos de ônibus da capital que receberão as equipes da Guarda. Uma parte do grupo estará à paisana, simulando uma situação que facilita a abordagem dos criminosos, e o outro grupo, com agentes fardados, mostrará aos passageiros as dicas e comportamentos que inibem os roubos.

Prevenção

A coordenadora de Ensino, Formação e Relacionamento com a Comunidade da Guarda, Maria Odete Castiglione, esclarece que apesar das ações terem caráter educativo, eles não excluem as rondas permanentes realizadas pela Guarda.

“O assaltante comum escolhe suas vítimas de acordo com o potencial de sucesso do roubo e o valor do bem disponível. Os celulares são, atualmente, a bola da vez, pois possuem alto valor e são muito fáceis de serem tomados de alguém desprevenido.

Hoje em dia ninguém conta um maço de R$ 500 tranquilamente em frente a desconhecidos, pois sabe que isso irá chamar atenção. Precisamos alertar as pessoas de que elas estão fazendo exatamente isso quando expõem aparelhos de celular caros em pontos de ônibus.

Caso o munícipe seja assaltado, a orientação é sempre não reagir e procurar entrar em contato o mais rápido possível com o telefone 190, do Ciodes, para reportar o roubo e as características dos indivíduos. Quanto mais rápida for a comunicação mais fácil é identificar os ladrões e nós temos vários casos de sucesso, inclusive com a ajuda do videomonitoramento ”, ressaltou a coordenadora.

As ações deste final de semana são um projeto piloto de ações educativas da Guarda ligadas à segurança urbana, e deverão ser ampliadas conforme a aceitação dos moradores e a criação de novas esquetes por parte da equipe de relacionamento com a comunidade.


Voltar ao topo da página