Notícias

Guarda Municipal pede boas atitudes no trânsito no Dia da Gentileza

Publicada em 29/05/2018, às 18h55

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Guarda Municipal no Dia da Gentileza
Agentes da Guarda Municipal abordaram motoristas e pediram boas atitudes no trânsito
Divulgação Semsu
Guarda Municipal no Dia da Gentileza
Agentes também conscientizaram cidadãos na feira livre de Bairro República para tratar do comportamento solidário no trânsito

Com o objetivo de reforçar o comportamento solidário no trânsito, a Guarda Civil Municipal de Vitória realizou uma ação na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro, e na feira livre do Bairro República. A atividade foi alusiva ao Dia Nacional da Gentileza, comemorado nesta terça (29), em memória de José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza.

"Praticar a gentileza é imprescindível para a boa convivência em sociedade. Hoje, Dia Nacional da Gentileza, pretendemos reforçar que, quanto mais adotarmos comportamentos gentis no trânsito, mais contribuiremos para uma cultura de paz e bom convívio no trânsito", apontou o gerente de Formação da Guarda Civil Municipal, Bruno Medeiros.

Maio Amarelo

A ação, que visou promover uma convivência mais pacifica e humana no transito, também faz parte das atividades da Prefeitura de Vitória para o movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “Nós Somos o Trânsito”. O movimento fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Dicas

Dicas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para praticar a gentileza no trânsito:

  • Ao parar no semáforo, não fique em cima da faixa de pedestre.
  • Usar o celular ao dirigir um veículo pode distrair o motorista. Que tal ligar antes de sair ou depois de estacionar?
  • Não se esqueça de acionar a seta antes de virar. Outros motoristas e pedestres precisam saber para que lado você vai.
  • Mantenha os faróis regulados e acione sempre a luz baixa ao cruzar com outro veículo.
  • Em dias de chuva, cuidado com a pista molhada. Não ande em alta velocidade e evite freadas bruscas e o risco de derrapagem.
  • Ao atravessar um cruzamento, tenha certeza que você não vai bloquear a passagem de outros carros.
  • Seja camarada e ofereça carona a quem precisa. Assim você ajuda a diminuir o número de carros na rua e a poluição em sua cidade.
  • Fique atento ao sair de garagens ou postos de gasolina, pois a calçada é área comum com pedestres. Lembre-se, a preferência é sempre de quem está a pé.

Voltar ao topo da página